Sermão do Planalto

1 E Jesus, vendo a multidão, foi até o Planalto Central e, assentando-se, aproximaram-se deles os moradores de todo o Distrito Federal.

2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

3 Bem-aventurados os moradores de Brasília que não lidam com política, porque deles é o reino dos céus;

4 bem-aventurados os que choram esperando atendimento nos hospitais da cidade, porque eles serão consolados;

5 bem-aventurados os passageiros que aguardam mansamente um ônibus que já vem lotado, porque eles herdarão a terra;

6 bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, e a cada quatro anos elegem um salvador da pátria, porque eles serão fartos;

7  bem-aventurados os que tiverem misericórdia dos pedestres, porque eles alcançarão misericórdia;

8 bem-aventurados os que sofrem com a alagação das ruas, porque eles verão a Deus;

9 bem-aventurados os moradores do Entorno que levam mais de duas horas para chegar ao trabalho, porque eles serão chamados filhos de Deus;

10 bem-aventurados os que sofrem perseguição política, porque deles é o reino de Deus;

11 bem-aventurados vós, que agora chorais por não terdes passado em um concurso público, porque haveis de rir;

12 bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por causa da má fama dos políticos em Brasília.

13 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus.

14 Ouviste o que foi dito: Não roubarás o dinheiro público, mas qualquer que roubar será réu de juízo.

15  Eu, porém, vos digo que qualquer que for conivente com a corrupção também será réu de juízo.

16 E se a vossa justiça não exceder a dos deputados e senadores, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

17 Quando fizerdes o bem, não faças tocar trombeta diante de ti, como os políticos em tempo de campanha, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

18 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao Estado.

19 E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura um político guiar um homem? Não cairão ambos na cova?

20 Ai de vós, políticos! Porque já tendes a vossa consolação.

21 Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome.

22 Ai de vós, os que agora riem com o dinheiro público, porque vos lamentareis e chorareis.

23 Ai de vós quando todos os homens, querendo algum benefício, disserem bem de vós.

24 Acautelai-vos dos políticos que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

25 Por seus frutos os conhecereis. Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má arvore que dê bom fruto.

26 Não deis a esses homens os seus votos, não aconteça que os pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.

27 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.

28 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

29 Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 05/08/2017
Código do texto: T6075229
Classificação de conteúdo: seguro