S a b e r e s

Sempre nos deparamos com pessoas comparando saberes. Talvez até se possa diiscutir ou comparar o saber quando ele é do mesmo tipo. Exemplo: dos pintores, dois carpinteiros, dois poetas, duas costureiras, dois pintores, dois mecânicos... Mas nao se pode comparar saberes diferentes. Exemplo: não se pode comparar a arte de um poeta com a de um grande mecânico, tão ligados? É impossível comparar saberes distintos. Mais: nao se pode eleger que arte é mais importante. Outro ponto, sem essa de dizer que o mecânico tem habilidade e o poeta tem inteligência. É preconceito.

Tem mais uma coisinha: comparando duas pessoas com o mesmo tipo de saber, sempre entra na avaliação o componenteda simpatia, algo pessoal, empatia, preferir por achar alguém simpático e o outro chato. Avalia-se a pessoa e não a arte. Algo interessante: não raro quando a avaliação é feita por concurso púbico os primeiros colocados quando vão exercer sua arte na prática poduzem menos e de pior qualidade que os últimos colocados.

Acho um papo qualquer coisa de chato esse de coamparar saberes. Saber todo mundo sabe, oa essa. Todos sabems alguma coisa, fazemos melhor isso e pior aquilo... Eassim caminha a humanidade, sem ninguém ser insubstituível.Pra que essa mnia de comparação? Clarice Lispector disse: "Quem vive sabe, mesmo sem saber que sabe". Eu acrescentaria: e se basta com isso.

Já o professor Paulo Freire deu u tiro de bacamarte nesse papo de avalição de saberes. Ele disse: "Não há saber mais e nemsaber menos: há sabers diferentes". Fim de papo chato. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/08/2017
Código do texto: T6074309
Classificação de conteúdo: seguro