A pantera do sistema.

Certo homem foi passear pelas havanas na África, ele levou consigo o seu cachorro, que, curioso brincava inoscentemente caminho a fora. Sem perceber, a cãozinho distanciou-se de seu dono, envetedando-se pela havana. Em determinado momento, viu-se sozinho e perdido; de repente, percebeu quando se aproximava dele uma enorme pantera, que estava pronta a dar-lhe o bote para abate-lo, o cãozinho assustado, prestes a virar o almoço da pantera, pensou.

- E agora, o que faço, essa pantera ira me comer. Assustado ele olhou para o lado e viu um pedaço enorme de osso, agarrou-o e começou a sacudir dizendo:

- Mais que pantera deliciosa é essa que acabei de comer, estava mesmo deliciosa.

A pantera vendo aquilo, assustou-se e fugiu dizendo.

- Que cachorro bravo, vou embora antes que ele coma a mim também.

Um macaco que estava na árvore, vendo tudo o que havia acontecido, rapidamente alcançou a pantera, e disse-lhe tudo quanto o cachorro havia feito para engana-la. A pantera ficou furiosa e disse:

- Cachorro maldito, enganou-me uma vez, agora vamos ver quem come quem.

O macaco atiçou ainda mais a pantera, que voltou a toda velocidade trazendo em suas costas o macaco. O cachorro percebendo a manobra do macaco, assustado disse:

- E agora o que eu faço, macaco imbecil, entregou-me para a pantera.

Quando o bichano estava próxima, preparando para dar-lhe o bote, ouviu quando o cachorro disse:

- Macaco maldito e preguiçoso, já faz meia hora que eu lhe pexi para trazer-me outra pantera e até agora não voltou.

Moral da história.

Em momentos de crise, só a imaginação que é mais importante do que ter conhecimento, e coragem não é só seguir em frente, mas seguir em frete quando não há mais coragem para seguir.

Amigos leitores, eu ouvi essa história em um CD de músicas religiosas, e entre um louvor e outro, essa história foi contada. Eu resolvi inclui-la nesta crônica, e fazer uma reflexão, na verdade uma comparação. Diante do atual quadro em que nós Brasileiros nos encontramos, diante da robalheira desenfreada, diretos sendo arrancados, diante de tudo isso… As vezes eu me sinto como esse cãozinho na havana; atrás está a pantera do sistema político, pronta a nos engolir, só mesmo com muita imaginação, é que seremos capazes de driblar essa pantera feroz. É difícil compreender esse nosso atual momento, acusações, denúncias de roubo de milhões. Enaquanto a saúde está precária, a segurança mais ainda, e o desemprego cresce a cada dia. Talvez não tenhamos a mesma astúcia do cãozinho, porquê se a tivermos, seremos a proxima refeição da pantera do sistema.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 02/08/2017
Código do texto: T6072320
Classificação de conteúdo: seguro