Lição de Vida

Quando era funcionário do banco fui encarregado com outro colega para realizarmos uma inspeção numa cooperativa de uma cidade vizinha. Essa inspeção era necessária para que se pudesse liberar mais uma parcela de um financiamento que essa cooperativa contraira com o banco. Fomos: esse levantamento levaria o dia todo. Assim tivemos que almoçar no único hotel que havia na cidade. Um hotel bem acanhado, mas não havia outra alternativa, outro hotel ou um restaurante.

Sentamos numa mesa meio troncha e as cadeiras bambas. Veio a gororoba: o feijão era apenas água e uns caroços dançando dentro, o arroz duro e ligado, o macarrão também todo ligado e duro e sem molho, e a mistura eram dois bifes que pareciam duas mãos enravadas pedindo clemência aos céus, nao estavam assados mas quase queimados. Eu, juro, nunca tinha me deparado com comida tão ruim, e nunca fui "luxento" com comida. Não havia guaranáe nem suco, apenas água de barreiro parecendo suso de caju. Não consegui comer, felizmente havia uma lata de sardinha e comi com pão duro.

Mas, diferente de mim, o colega comeu e comeu toda a comida, incusive a minha parte, raspou tudo. Fiquei perplexo, sabia que era bom de garfo, mas comer toda aquela gororoba ruim me assustou. Então perguntei a ele como ele tinha conseguido essa proeza. O cara, um sujeito muito calmo e tranquilo, riu e me deu uma lição de vida: - Olha, colega, você "arrenegou" essa comida porque não sabe o que é fome, nunca teve que almoçar apenas fruta de palma ou farofa dágua. Houve tempo que essa comida para mim era banquete. Por isso comoe nao reclamo. Não perguntei mais nada e até fiquei com um pouquinho de vergonha.

Foi mesmo uma lição de vida. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/08/2017
Código do texto: T6071666
Classificação de conteúdo: seguro