Fazer o Bem

Em todas as profissões podemos fazer algo em prol dos nossos semelhantes. Quando foguista da Cia Mogiana de Estradas de Ferro, o escalante, das tripulações de locomotivas, sempre tinha dificuldades para escalar um foguista ou um ajudante de maquinista, de difícil trato, para trabalhar com um maquinista.

O escalante sempre me pedia para fazer parceria com o referido funcionário. E ai nós formávamos uma dupla por muito tempo. Às vezes até o funcionário se aposentar, comigo como parceiro.

Depois de algum tempo, eu também fui promovido a maquinista, isso aconteceu 15 anos depois de minha admissão na Cia Mogiana, na carreira de locomotivas. A partir dai eu teria prioridade para escolher meus parceiros. Porém, o escalante me chamou e disse:

“..Temos 5 ajudantes de maquinista que devido às suas vivencias com outros maquinistas estão com o pé na rua, devido às comunicações dos devidos maquinistas sobre mau comportamento e outras falhas inadmissíveis no trabalho, e o engenheiro chefe me pediu para colocar cada um desses ajudantes, para trabalhar com você, e mediante a sua opinião sobre o trabalho deles, vamos resolver esses casos.”

Conclusão: trabalhei com os 5 e os tratei como seres normais, ajudando os mesmos a mudarem de hábitos, dentro e fora do serviço. Todos eram educados, sabiam das suas obrigações. Um dia olhando em seus olhos lhes disse:

“Vocês hoje estão recuperados. Não me decepcionem, pois vou fazer um relatório sobre cada um de vocês ao senhor engenheiro chefe do setor, da Cia Mogiana dizendo a ele que vocês todos estão aptos a serem, amanhã, os futuros maquinistas da Cia.”

Hoje, depois de vários anos, encontro com eles, já aposentados como maquinistas. Eles me abraçam comovidos alegando:

“.. O que temos hoje: famílias, com filhos estudando em faculdades, com casas próprias, devemos tudo ao senhor. Por que naqueles tempos em que éramos foguistas, ou ajudantes de maquinista, e estávamos quase dispensados da ferrovia, o senhor, com sua humildade, paciência e capacidade, nos colocou no caminho certo. Devemos tudo ao senhor.”

E eu lhes disse: “Fiz apenas o que era a obrigação de um ser humano. O mais importante é que vocês quiseram fazer uma reforma íntima, e todos nós saímos vencedores..”

Como eu disse no princípio desta crônica, em todas as profissões, nos diversos ramos de nossas vidas, podemos ajudar aos nossos irmãos, por que de uma maneira ou de outra nós também precisamos de ajuda.

Laércio
Enviado por Laércio em 31/07/2017
Código do texto: T6070149
Classificação de conteúdo: seguro