Amor e modo de amar

Está fazendo um frio da gota serena esta manhã no Recife, além de cair uma chuvinha fininha incessante, o que é ruim demais para asmático crônico, caso deste escrevinhador matuto. Detalhe: esse friagem em demasia é algo inusitado no Recife. Mas vamos ao assunto central desta maltraçada que não tem nada a ver com política, assunto que, reconheço, é chato paca.

Todas e todos (estou sendo politicamente correto, rssssss) sabem que é positivo qualquer tipo de apoio, ajuda, tratamento, aconselhamento...., às pessoas que estão necssitando desse tipo de socorro.

Isso em qualquer campo, setor, fase, momento... Se há problema, busque-se ajuda. Seja o problema físico, mental, de qualquer tipo.

Mas, hermanas e hermanos, num campo discordo da ajuda de terceiros. Posso, admito, estar dizendo uma grande besteira (o que não seria novidade) e ser um baita de um ignorante, mas acho que no amor, no amor de verdade, nas artes do amor, modo de amar, problemas do amor, przeres do amor, no que concene ao amor ninguém precisa da ajuda de terceiros. De jeito nenhum. Acho dispensável qualquer assessoria, conseleheiros especialistas, qualquer tipo, digamos, me dewculpem o adjetivo, de alcoviteiros e palpiteiros. Acho algo inconcebível e pernicioso. O aconselhamento só faz brochar. O amor não é doença, nem problema, é sentimento. E sentimento e solução para o corpo, a mente, a vida e a alma.

Só os que se amam podem resolver seus problemas no campo do amor e na forma de amar. Euaté diria que a forma de amar é peculiaríssima, cada um dos casais ou pares ou... tem a sua, tão ligados? É algo particularísssimo. O ser humano não é um robô, tem coração, nervos e alma.

Não me meto em problemas de amor alheios, tiro o carro, não gosto nem de ouvir os problemas e muito menos dar conselhos. Tem mais, quam faz isso termina malvisto pelos que aconselhou. Sei o que estou dizendo.

Amor é algo complexo e ao mesmo tempo simples. O modo de amar idem. Vou fechar esta arenga nesta manhã fria de quase final de julho, mês de Santa Ana (tenho uma filha chamada Ana), com duas frases que acho linas e apropriadas ao que estou colocando. A primeira a melhor defimição de amor que já li, da autoria de Francisco Julião (o líder das Ligas Camponesas, que era também um homem de letras): "Amor é oferta permanente e renúncia de todos os dias. É mais porque é dádiva e humildade". Asegunda e sobre o modo de amar e é da autoria de Machado de Assis: "Cada qual sabe amar ao seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar".

O amor é lindo, basta não complicar. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/07/2017
Código do texto: T6068173
Classificação de conteúdo: seguro