Todo penso é torto

Sempre recordo um ditado que era usado antigamente quando se queria recriminar alguém pretensioso, metido a "dono da razão", intolerante e autoritário, aqueles tipos que só eles estão estão certos, mandões indefecáveis. Dizia-se: "Todo penso é torto". Era uma verdade abissal. Ninguém é dono da verdadee nem dono de ninguém. Pode até eventualmente e transitoriamente ter ascendência sobre familiares, empregados ou mandar em algum posto. Mas isso não lhe dá nenhum direito de mandar nas idéias dos outros. Ninguém manda no pensamento de quem quer que seja. Detalhe: sempre o metido a dono da verdade e o mandão tem a sua fantasia rasgada, mais cedo o mais tarde cai do cavalo e as pessoas começam a rir porque ninguem tem pena do mandão intolerante que quer saber de tudo e ser dono da verdade.

Que deve haver algum tipo de autoridade, comando e lideranaça, isso é indiscutível. Mas autoridade é uma coisa, intolerância e mandonismo é outro coisa; e liderança é o oposto de pretensão. Só é líder quem possui o dom da humildade e não se arvora em ser dono da verdade e pultima palavra em nada.

Para se vencer na vida, se destacar, ascender em qualquer carreira, ser mesmo um líder é preciso obter algo que só se obtém com humildade e educação: orespeito das pessoas. Todo penso é torto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/07/2017
Código do texto: T6066980
Classificação de conteúdo: seguro