Significados...

A infância é origem de tudo. Lembro-me quando criança não podia imitir meus pensamentos. Então, cedo descobri nos livros meus melhores amigos, aos 6 anos de idade ainda sem saber ler, ganhei muitos livros de uma amiga de minha mãe. Deslumbrada olhava as ilustrações dos livros infantis e me encantava com as histórias. Depois com a alfabetização, ao aprender a ler e a escrever, me apaixonei pelo desenho das letras. Assim, nasceu e cresceu o bem querer pela literatura e pela escrita. Por isso, sempre que posso incentivo o gosto pela leitura. Como faço agora, à vocês, Pai e Mãe: - infância é princípio de tudo, tudo na infância é despertar e é também assombro - bom. Por experiência positiva, recomendo a vocês que têm filhos, escutar as crianças, conversar com elas, incentivá-las a ler, mesmo que vocês, pai e mãe, não tenham esse hábito. Eu posso dizer que é um bem enorme escutar com os olhos, é maravilhoso ver no desenho das letras, as histórias infantis. Como também é surpreendente ouvir alguém ler uma história com empolgação, com paixão. Estou convencida de que a leitura atravessa os tempos e fica para sempre na memória seletiva quando a criança, recebe a história, contada pela voz da mãe e do pai. Para entender o que digo, desenvolva o hábito de ler com as crianças. Seja criativo, monte um espaço, espalhe livros, peça que as crianças escolham um livro a cada leitura. Deixe-as contar a história a partir do entendimento delas. Participe com entusiasmo do mundo infantil, sem interferir com o seu jeito adulto e sem se preocupar com perguntas com possam surgir. E quando não souber responder imediatamente, seja sincero, diga, não sei, mas vou procurar saber, ou, juntos vamos tentar descobrir. Crianças são puras, são dotadas de inteligência, são sensíveis de percepção. Por isso, quando não tiver uma resposta prontamente, combine de responder depois, mas lembre-se, combinado é cobrado. Dê importância em responder depois, dizer o significado, pois a sua atitude exerce influencia no desenvolvimento das crianças. Agora, é com vocês, o universo dos livros é vasto, pesquise, procure, descubra quais livros são adequados para idade das crianças e experimente o mágico mundo das histórias infantis. Tenho certeza, você também tem uma criança dentro de si que vai amar reviver esse modo de aprendizado.

Cássia Nascimento
Enviado por Cássia Nascimento em 27/07/2017
Reeditado em 27/07/2017
Código do texto: T6066601
Classificação de conteúdo: seguro