A INCOMODAÇÃO PASSOU, A RAZÃO VENCEU ("Alienação! Caminho da servidão." — Antonio Gomes Lacerda)
O som distante dos tambores e o cheiro de cerveja derramada invadiam minha janela naquela terça-feira de Carnaval. O bloco passava por ali. Sentado em meu apartamento, uma ilha de quietude em meio ao mar de folia, eu refletia sobre o convite que havia recusado mais cedo. "Vem, cara! Vai ser demais!", disse meu amigo Pedro, fantasiado de pirata. Eu apenas balancei a cabeça, murmurando uma desculpa qualquer. A verdade? Eu me sentia um peixe fora d'água naquele ambiente de euforia coletiva.
Horas depois, eu ainda ruminava aquele momento de aparente humilhação. Como diria Gu Sturion, "Quem subordina sua inteligência a seus sentimentos acaba se passando por trouxa". Mas seria eu o "trouxa" por ficar em casa, ou por me importar com o que os outros pensavam?
Decidi tomar um banho, como se a água pudesse lavar não apenas meu corpo, mas também meus pensamentos conflituosos. Era hora de uma revolução interna, de turbinar meus padrões emocionais e limpar memórias condicionadas. Afinal, como diria Albert Einstein, "Todo mundo age não apenas movido por compulsão externa, mas também por necessidade íntima".
Saí do banho com uma nova resolução. Se eu não podia me juntar à multidão lá fora, usaria esse tempo para me reinventar. Minha criatividade e sagacidade seriam minhas armas nessa batalha interna. Sentei-me à escrivaninha e comecei a planejar, buscando maneiras de contribuir com minha criatividade e sagacidade para conquistas importantes.
Enquanto planejava, lembrei-me das palavras de Johann Goethe: "O mais belo estado da vida é a dependência livre e voluntária: e como seria ela possível sem amor?". Percebi que, mesmo lutando por autonomia, eu ainda dependia dos outros, tanto no íntimo como no profissional. Não havia como fugir disso; eu estava no mundo e, portanto, interligado a ele.
À medida que a noite avançava, os sons da festa diminuíam, mas minha mente fervilhava com ideias. Lembrei-me da história bíblica de Elias, que "ficou com medo" e fugiu para salvar sua vida. Eu também estava fugindo, mas percebi que era hora de enfrentar meus medos.
Quando o sol nasceu na quarta-feira de cinzas, eu havia traçado um novo plano de vida. Percebi que minha solidão não era uma prisão, mas uma oportunidade de crescimento. Como disse o Marquês de Maricá, "A solidão liberta-nos da sujeição das companhias." Era o momento promissor para rever minha rotina e hábitos, ajudando-me a romper com padrões que estavam deixando meus dias cansativos e sem graça.
Olhei pela janela e vi as ruas vazias, cobertas de confetes e serpentinas. O Carnaval havia acabado, mas minha jornada estava apenas começando. Sorri, pensando que às vezes precisamos nos perder na multidão para nos encontrarmos na solidão.
Naquele momento, entendi que a vida é um eterno Carnaval de emoções e experiências. Alguns escolhem pular na multidão, outros observam das sacadas. O importante é encontrar nossa própria música e dançar ao nosso próprio ritmo, seja na rua ou no silêncio de nossos pensamentos.
Refletindo sobre o dia, percebi que, apesar dos desafios, cada momento de introspecção e renovação tinha seu valor. Amanhã será um novo dia, uma nova oportunidade de enfrentar os desafios e buscar a conexão com o mundo e comigo mesmo. Afinal, estamos todos em busca de equilíbrio, navegando entre a solidão e a dependência, tentando encontrar nosso lugar no mundo. E, nesse processo, cada pequena vitória conta.
Questões Discursivas:
1. O texto apresenta uma reflexão sobre a solidão e o autoconhecimento a partir da experiência do autor em meio ao Carnaval. Com base na perspectiva do autor, quais são os benefícios e desafios da solidão como espaço de introspecção e crescimento pessoal?
2. O autor utiliza citações de diversos autores para embasar suas reflexões. Escolha duas citações presentes no texto e explique como elas contribuem para a compreensão da mensagem principal do autor.