RETORNEI A PARAÍBA

O nosso retorno aconteceu naquele domingo, 09 de Julho de 2017, quando deixávamos Monte Santo na Bahia, por volta dás 8h 10, da manhã.

E Juntamente com o motorista Erasmo Andrade e o seu filho Mikael Oliveira Andrade, nos acompanhou nessa 2ª viagem onde pudemos viajarem por mais de 7 horas, e até a cidade de Nazarezinho são 533 Km.

Antes fizemos esse trajeto pela BR 116, e também vimos locais ermos e pouco habitado até o povoado de Ibó na divisa da Bahia com Pernambuco passamos a Ponte sobre o Rio São Francisco, e já estávamos em Ibó do Estado Pernambucano. Depois passamos pela cidade de Salgueiro, e deixava o Pernambuco e entrava no Estado do Ceará, e vimos a cidades de Pena Forte, Milagre, Cachoeira dos Índios e Brejo Santo.

Logo após chegavamos no Estado da Paraíba e deparemos com a grande cidade de Cajazeiras, a pequena cidade de Marizópolis, a média cidade de Sousa “de 10 de Julho de 1854, que a vila de Sousa, foi elevada à categoria de cidade passando na oportunidade, a denominar-se SOUSA, conhecida hoje por cidade Sorriso”.

Vimos uma verdejante paisagem e muita água em represas e o Açude de São Gonçalo, quase cheio esse Açude que fica entre Serra, depois de uma prolongada Seca do Sertão Paraibano de 2011 a 2016, mais em 2017, as chuvas caíram e alegraram os Paraibanos do Sertão.

O cordelista José de Jesus, retornou de novo ao município de Nazarezinho PB “Está situado ao Oeste do alto Sertão Do Estado da Paraíba. A considerado o seu fundador. ”Foi criado a denominação de Nazarezinho pela lei estadual nº 520 de 31 de Dezembro de 1943”.

Na segunda-feira, 10 de Julho de 2017, este poeta fez uma reportagem no interior do Casarão do cangaceiro Francisco Pereira Dantas Nobre do começo do século XX, mais era conhecido por Chico Pereira, encontrou-se com Virgulino Ferreira da Silva, em 27 de Julho de 1924, em Sousa PB.

Nos acompanhou, Erasmo Andrade Santos e Mikael Oliveira Andrade “estive visitando o Casarão em ruínas de Francisco Pereira Dantas Nobre”.

Este pesquisador José de Jesus é filmado pelo Erasmo Andrade, defronte o Casarão de 18 Cômodos, já caindo o telhado, portas abertas e visitamos outra casa que era dos escravos de Chico Pereira, essas casas ficam na Fazenda Jacu zona rural de Nazarezinho.

José de Jesus Ferreira, escreve esta Crônica Reportagem e filmou também e documentou aquele Casarão que devia ser preservado porque é Histórico e já encontra na Internet.

Depois de 2 anos e 7 meses e 5 dias, o poeta Zé de Jesus, retorna a cidade de Nazarezinho essa pouco mudou, tendo aspecto rural.

A minha 1ª viagem a Nazarezinho, aconteceu de 28 de Dezembro de 2014 a 01 de Janeiro de 2015, e lá colhi dados para escrever o Livreto Viagem do Cordelista a PB, que menciona a cidade de Pombal Paraíba, o município de origem do cordelista e pioneiro, Leandro Gomes de Barros, de 21 de Novembro de 1865 a 04 de Março de 1918, em Recife Pernambuco.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 25/07/2017
Código do texto: T6064175
Classificação de conteúdo: seguro