É preciso Podar

Hoje foi dia de trabalhar no jardim.

Bem não é lá um jardim, na verdade são algumas plantas de pingo de ouro que plantei no quintal já há algum tempo.

Porém pelo descuido dos dias, elas cresceram muito e começaram a atrapalhar a passagem de quem passava pelo caminho que leva do portão a entrada de casa.

Além do mais, pelo inverno e pela falta de chuva, meu pai já havia arrancada algumas. O que me fez começar a cuidar delas antes que não sobrassem nenhuma.

E aqui no trabalho das podas começa, minha reflexão e meu exame de consciência.

Apanhei no armário, uma pequena de tesoura de jardinagem e um par de luvas e me pus ao trabalho.

Quantas vezes na vida precisamos realizar podas nas nossas vidas, e nos livrar daquilo que nos faz mal e impede que nos tornemos pessoas melhores.

Hoje ao cortar cada galho com espinho, pensava em quais áreas da minha vida que tem me feito ser espinho na vida dos outros...

Enquanto cortava cada galho bonito e verde, porém que avançava para fora do contorno da pobre plantinha, eu pensava, em quais galhos na minha vida, embora sejam bonitos e com vida, precisam ser podados, para que toda a arvore cresça em harmonia, quais são os exageros que tenho carregado na minha caminhada?

Enquanto cortava cada galho seco, pensava em quais são as áreas da minha vida que não dão frutos, o que eu ando carregando comigo que já deveria ter retirado e esquecido há muito tempo?

E assim a cada corte de galho eu meditava um pouco.

E ao fim ao terminar de podar minhas pobres plantinhas, notei duas coisas importantes:

A primeira delas que, a planta se tornou mais bonita, mais homogênea, e mais preparada para enfrentar o inverno, para depois novamente florescer.

A segunda que, mesmo podando todas iguais, cada árvore ficou do seu jeito, umas um tantinho mais cheia, outras um tantinho menor, cada qual na sua singularidade.

E isso me fez ver, que na nossa vida, quero dizer, na minha vida, cada poda irá me deixar de um jeito diferente, irá fazer com que eu explore o melhor que há em mim, e que as experiências dos outros e as podas que o outro realiza na vida dele, nada tem a ver com minha, cada pessoa é um ser único, que a medida que vai podando sua própria vida, cresce na sua própria plenitude, o que torna mais lindo o jardim da vida!