A sua marca no alto

O domingo de inverno amanheceu ensolarado no Rio de Janeiro, para alívio de Percival Palhares, mais conhecido como Pepê da Freguesia. Proprietário da PP Air, uma modesta empresa de propaganda aérea sediada no Aeroporto de Jacarepaguá, Pepê dependia de sol e tempo aberto para poder vender seu peixe: faixas de propaganda, rebocadas por sua frota, constituída por dois castigados Cessna.

Num terreno à beira da pista de pouso, passou instruções para sua equipe de terra:

- Hoje temos uma missão especial: fomos contratados para rebocar duas faixas de uma pessoa física, não de uma empresa. É importante que as faixas estejam na ordem certa, ou vai dar m...

Sebastião, garoto de 18 anos, um dos dois "operadores de cabo", que erguiam a faixa para que fosse guinchada em voo rasante pelo avião rebocador, ergueu a mão.

- Fala Tião - disse Pepê.

- A pessoa física é mulher, seu Pepê?

Palhares balançou gravemente a cabeça.

- Como você adivinhou, Tião? É mulher sim. Agora, ao trabalho!

Pilotado pelo experiente Comandante Taborda, o primeiro Cessna decolou, com um gancho pendendo da cauda. De olho na biruta do aeroporto, os dois operadores posicionaram-se, erguendo duas varas unidas por uma corda, na qual havia sido presa a ponta de outra corda; nesta, estava afixada a faixa de propaganda que iria ser rebocada pelo avião.

Após dar um giro sobre o aeroporto, Taborda voltou e passou a 10 m de altura sobre o terreno ao lado da pista. O gancho da cauda prendeu a corda da faixa, e ele puxou o manche, ganhando altura e tomando o rumo das praias de Leblon, Ipanema e Copacabana.

Apesar de ser inverno, o tempo aberto e o sol forte haviam trazido algumas centenas de milhares de pessoas para as praias da Zona Sul. Todas viram quando o Cessna passou, voando baixo, arrastando atrás de si uma faixa branca de 3 m de altura por 16 m de comprimento, onde se lia em letras negras:

"ACABOU FELIPE".

Em seguida, passou o segundo Cessna, pilotado por Sandoval, o novato da empresa. Na faixa dele, lia-se:

"AMO A ROBERTA"

Pepê é muito discreto. Nunca revelou a ninguém quem seriam as três pessoas do triângulo amoroso fracassado, muito menos porque uma delas teria escolhido uma forma tão humilhante de terminar o relacionamento.

- [14-07-2017]