Está  aí uma palavrinha pequena, simples, de fácil leitura e escrita, porém este vernáculo, monossílabo tônico e oxítono, sugere inúmeras interpretações  sendo polivalente. 

Na minha infância, e lá se vão alguns tantos anos, ouvia mamãe dizer, enfaticamente, que fulano morreu porque deu nas tripas, só depois de crescida pude entender ao que ela se referia; sendo que na sua ingenuidade de época e longe de informações catedráticas, cria que um problema intestinal de cólica (colite,volvo,etc), seria o famigerado e longuíssimo intestino dando um no pobre coitado do indivíduo. Já  papai se referia a pessoa enrolada e trambiqueira como aquele cego. Ainda nesta época de ouro, via muitas pessoas estalando os dedos e tentava em vão imitar, puro fracasso, pois minhas mãos pequenas e sem força, não resultava em estalar os dedos, mas de ficar com as articulações doendo e lá vinha a ladainha, que o dos dedos era fraco para tanto. Pura frustração. 

Por vezes o não é fácil de encontrar e dá um trabalho daqueles, sei por experiência própria, pois deparei-me em busca deste na escola, nas disciplinas de matemática e física, e digo, não foi muito agradável, haja vista, não  ser uma boa aluna de exatas, pois logo no primeiro exame ginasial  (atual ensino fundamental), já  recebi uma nota vermelha logo de cara, pois não encontrei o no exercício proposto. Isto gera traumas. 

Se por um lado o não é fácil de localizar, por outro lado observando a expressão facial de algumas pessoas num velório, pode - se perceber o quão difícil é lidar com as emoções aterradoras quando perde-se um ente querido ou um dileto amigo, nem sempre saí o choro, fica represado, instala-se a aparente calma, mas o coração deixa transparecer o sofrimento naquele na garganta. 

O está em todos os lugares e em todas as áreas do conhecimento humano, seja na botânica - no caule e galhos das plantas - ou  no popular enlace matrimonial, quando na verdade ata-se um com outrem, pois difícil  desatar, e até casos que  o desfeito gera morte. Assustador. 

Mas o que mais está em moda mesmo são aqueles cidadãos espertos, cheios de malícia e ginga brasileira, que conseguem dar em pingo da água. Não é à toa que a Disney criou o Zé Carioca, personagem emblemático e que diz muito deste tipo de indivíduo. 

Enfim, aqui e acolá, sempre há um a nos atormentar, seja no cadarço do sapato ou na linguagem que nossos políticos entendem bem, não  dar sem ponta.

Gostei deste texto, apesar de me dar um no raciocínio valeu a pena escrever. 





 
Aqui registro uma participação divertida bem ao estilo do escritor 
 Trovador  das Alterosas 

 
Dei um nó na corredeira
Deixei dez anos amarrada.
Quando desfiz a malvadeza
Vila Rica foi dizimada.


Agradeço a todos pelas leituras, participações, citações  e  apontamentos  feitos no texto, pois acabei por aprender muito mais sobre  com os comentários aqui postados.


 
      
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 12/07/2017
Reeditado em 23/10/2017
Código do texto: T6052834
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.