ERA DE PROSPERIDADE

Quando eu era criança eu já pensava e observava o mundo a minha volta e perguntava sem parar, meus pais viviam com as orelhas quentes e eu não parava, tinha uma energia toda focada em querer saber.

Em 1964, eu tinha quatro anos e em 1967 entrei no primário, após seis meses, naquela época eramos alfabetizados com a cartilha caminho suave, já sabia ler, escrever e fazer as contas básicas, minha professora Dona Eunice tinha uma paciência danada, pois eu perguntava sobre tudo e enchia as paciências de meus pais em casa e da professora na escola.

Os militares tinham assumido o governo e havia um patriotismo praticado nas escolas, uma obrigação de levantar quando o professor chegava na sala ou qualquer pessoa que chegasse. Tínhamos uma matéria que foi extinta com o passar dos anos, a partir do diretas já, chamada Educação Moral e Cívica. Todas as solenidades que existiam na vida nacional, os alunos entravam em forma para hastear a bandeira nacional e cantar os hinos oficiais.

Esse tempo de ordem e progresso, lema de nossa bandeira, foi um dos tempos mais maravilhosos que o Brasil já teve, toda criançada gostava de participar daquele civismo, havia uma ordem e uma segurança para todos, o Brasil utilizava cada tostão arrecadado para melhorar o País e a vida de todos, havia uma Era de Prosperidade.

Aos dez anos, chegamos ao ginasial com novas idéias sobre emprego, naquela época, todos começavam a trabalhar cedo. Meus pais continuavam com as orelhas quentes e arrumavam coisas para eu e meus irmãos fazerem fora. O curso de datilografia era uma das coisas que fomos obrigados a fazer, nosso pai era bancário e já tinha idéias a nosso respeito, concluíamos o curso por volta dos onze anos e já tínhamos emprego garantido, trabalhando de graça é lógico, só pela mesada para ir a matinê aos domingos, logo depois da missa do padre mané, meu pai chamava ele assim.

Todos crescemos trabalhando com responsabilidade, cada um seguindo sua carreira, em 1974 fomos residir na capital do Estado de São Paulo, eu estava com quinze anos e já tinha tres anos de experiência em carteira de trabalho, havia emprego para todos, não havia dificuldade nenhuma de encontrar trabalho, o salário era condizente com a sua experiência e o Brasil já era a oitava economia do mundo, quando os governos democráticos militares assumiram o Brasil em 1964 eramos a 49ª economia mundial.

Pois é, fiz carreira na área administrativa e aproveitei a era de prosperidade que o Brasil vivia, até Tancredo Neves assumir o governo no diretas já, morrer e Sarney assumir a presidência. Bom, de lá para cá, fomos deteriorando como nação e deixamos de ser cidadãos para ser gado, adeus era da prosperidade. Os militares ficaram por 21 anos governando o Brasil e fizeram praticamente toda a infraestrutura que os governos de Sarney para frente cuidaram de manter e deteriorar, pouco ou quase nada foi feito desde então.

Não estou inventando nada, fui um observador dos fatos, e o que me faz relembrar tudo isso, é uma vontade que sai do meu peito de reviver, viver e presenciar uma nova era de prosperidade. O povo brasileiro merece ter administradores honestos no Estado, reduzindo a máquina pública e tornando-a tão eficiente como só a honestidade pode fazer.

Não conheci e nem vivi tempos de repressão, as pessoas só querem viver o lema de nossa bandeira "ordem e progresso", somos uma potência de recursos naturais, somos a maior extensão de terras aproveitáveis do planeta, não temos nem frio extremo nem calor extremo, aprendi isso como o meu professor Júlio, de geografia em 1970, a exatos 46 anos em plena era da prosperidade do governo democrático militar. Para quem não sabe, existiam dois partidos, o MDB - MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO e a ARENA - ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL.

Advinha porque os militares assumiram o Brasil em 1964? Pelo mesmo motivo que deveriam assumir hoje, pela formação de uma grande quadrilha que já saqueava o Brasil naquela época e um grande grupo que queria implantar o comunismo, que como você sabe, deu certo em todo lugar, inclusive na Venezuela.....