FOTOS ANTIGAS... 11h27min.

Num passado não tão distante, era comum as pessoas terem um álbum de fotografias, que não deixavam de serem “testemunhos da história” de cada um... Porém, nestes tempos de modernidade, as fotografias, isto já faz parte do passado, pois normalmente as fotos estão “presas” dentro do computador e até mesmo os celulares dispõem destes recursos, colecionando fotos e mais fotos...

Mas nada substitui olhar e folhear ao vivo, as fotos, que restaram, “elas” representam vidas, transformações que deixam as “marcas” do tempo em todos nós...

Ao folhearmos um álbum de fotografias, é como se revivêssemos um passado; as crianças se tornaram adultas, muitas até já envelheceram e já não estão mais aqui. É a vida com seus nuances de transformações; numa foto dos anos 50, atrás de um balcão, aparecem oito jovens, cujo estabelecimento vendia material de escritório e livros e diversos seguimentos deste ramo... Este comércio, não existe mais, embora o prédio ainda exista, em seu local há pequenas lojas...

Uma das delas mais tarde se casaria conosco. Onde estariam as demais colegas? Algumas, talvez já passaram para o lado de “lá”, quando ao proprietário a muito já se foi...

Há também uma foto, foi feita dentro de Casa Espírita, cujo nome está gravado nas paredes do fundo da instituição: Centro Espírita Juvencio de Araujo Figueredo; os adultos estão na parte de trás e inúmeras crianças na parte da frente; “nós” “aparecemos”, na época com 15 anos; o local: um dos bairros da cidade de Florianópolis nos parece que foi no longínquo ano de 1957...

Do mesmo modo há um acervo, de nosso período de serviço militar na cidade do Rio de Janeiro, - Polícia do Exercito - uma é interessante, foi tirada quando chegamos, após três dias e duas noites de viajem de trem, - Curitiba Rio de janeiro – mais tarde do desfile militar de sete de setembro, na Av. Presidente Vargas...

Também há uma foto que tem sua história: aparecemos com mais três colegas de farda, tendo ao fundo o Cristo Redentor, monumento histórico daquela cidade; porém, nos traz lembranças: com o intuito de economizarmos subimos a pé, quando voltamos com o trem fomos informados que o preço da passagem era de ida e volta...

Não queremos nos alongar para não cansar nossos prezados leitores; há as fotos dos cães que participaram de nossas vidas; e já não estão mais conosco, apenas ficaram as fotos e as lembranças de suas imagens...

Termino, com esta foto, que não está presente em nosso álbum, nos foi mostrado por um dileto amigo: o cientista paranaense Professor Doutor Reinaldo Spitzner, ele a conservava com muito carinho; uma pessoa foi fazer uma palestra num Centro Espírita, no horário pré-deterninado, chovia torrencialmente, somente foi ele o Presidente da Instituição, apesar disso fez sua palestra programada, antes, porem, bateu uma foto do auditório. Estava vazio “aparentemente”... Dias depois a foto foi revelada houve uma surpresa, o recinto totalmente lotado por entidades da outra dimensão...

Fotos, sempre é gratificante manuseá-las, é o passado que se faz presente, com suas inevitáveis transformações. 12h29min.

Curitiba, 11 de julho de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyv

http://www.recantosdasletras.com./autores/walmorzimernan

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 11/07/2017
Código do texto: T6051551
Classificação de conteúdo: seguro