In Vino Veritas

Ah, hermanas e hermanos, seu eu pudesse!, seu eu pudesse, juro, só tomava bons vinhos. Vinhos de boa qualidade, apurados, antigos, envelhecidos, daquele que quando a gente toma lambe os beiços. Mas, infelizmente, devido às minhas condições financeiras só tomo vinho modesto, mas tomo e gosto. Não exagero, mas tomo e, repito, gosto, nada como o faz de conta, o que manda mesmo é o alto astral, pensar positivo, sonhar... Assim, vinho de vinte reais vira vinho fino francês.

Ontem, quando voltei pra casa, encontrei na portaria do prédio um pacote deixado por um amigão de Arcoverde, continha uma garrafa de vinho chileno "León Tarapacá" e um queijo do reino. Talvez esse vinho não seja top de linha. Mas, hermanas e hermanos, como desceu redondo, redondo, redondinho. Uma maravilha. Tomei à noite, ouvindo tangos e fados (tô ficando chiquê) e tirando o gosto, pasmem, com o queijo do reino, só não comi o queijo todo porque a esposa não deixou, mas a garrafa do vinho tomei todinha. Quando terminei estava pra lá de Bagdá, leve, satisfeito, com aquela tonturinha gstosae estava tocando um dos tangos que gosto mais: Caminito.

Adoro tomar um bom vinho tranquilo e ouvindo música, divagando, recordando os bons tempos, longe bem longe desse festival de besteiras e indignidade que assola o país. Sempre ouvi e concordei com o que diziam antigamente, não sei de quem e a frase: "O vinho é amargo mas tem o gosto da vida". É verdade, é o margozinho que é gostooso demais.

Quando estava tomando o vinho e ouvindo o fado "Maldiação" com Maria Bethânia, lembrei de uma frase que era sempre repetida por um professor de latim no Ginásio Cardeal Arcoverde: "In vinoveritas (no vinho está a verdade). Ele que era um sujeito que gostava muito de tomar vinho, um dia num bar me disse que a frase correta era, "In vino veritas, in agua sanitas", ou seja, "no vinho está a verdade, na água a saúde". Segundo ele era da autoria de Plínio, o Velho, fllósofo grego, e que um sujeito chamado Tácito afirmava que quando a pessoa está sob oefeito do vinho só fala a verdade. Não sei, nunca me interessei pelo tema, só sei que tanto o professor quanto eu preferimos sempre o viho à água.

Mas estou msturando as coisas, so qeria mesmo falar que é gostoso demais tomar um bom vinho, principalmente ouvindo música, tranquilo, com um ira-gosto apropriado e aolado da pessoa que a gente ama. É o paraíso. Prá que se aperriar com os políticos safados do Brasil. Viva o vinho. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/07/2017
Código do texto: T6051389
Classificação de conteúdo: seguro