UM E-MAIL AO TEMPO

“ Inexorável tempo, eu, formalmente, contesto a decretação dos meus oitenta anos de idade, seu relógio deve estar adiantado, neste dia dez de julho de 2017.

—O tempo, zombeteiramente diz: o relógio do tempo é implacável e está sempre correto, não se exaspere rapazinho, na medida da eternidade você é, ainda, um menino e que tem muito o que aprender, queira ou não queira, goste ou não goste, você é um octogenário”

Brincadeiras à parte, oitenta anos vividos e bem vividos, na humildade e na simplicidade mas, com determinação e vontade de vencer, sempre acreditei e ainda acredito que tudo era e é possível. Parece que foi ontem que, com seis ou sete anos de idade corria pelos campos com os pés descalços, sobre a relva molhada, atrás de borboletas ou outros insetos, de um pássaro, ou, simplesmente, por vontade de correr, na ingenuidade e na inocência de uma criança dessa idade.

Juventude, um jovem humilde, sonhou, que trabalhando e estudando, arduamente, independente de sua origem pobre, poderia cursar uma faculdade e esse sonho, com muito esforço , foi realizado, concluiu a matéria de direto, tornando-se apto a exercer à advocacia ou qualquer cargo de nível superior e levar uma vida satisfatória.

Casamento, filhos, depois veio a meia idade, seguida do início da velhice. O tempo passou depressa demais, voou à velocidade da luz, aqui na terra, oitenta anos, são novecentos e sessenta meses, um longo período que se vive alegrias, tristezas, longos e exaustivos trabalhos, estudos, vida familiar, amizades, amor e fraternidade mas, à medida da eternidade é uma pequena fração , um lapso do tempo.

O que pedir e desejar? : Muito pouco, pouca coisa: saúde, paz, harmonia, amizades, uma vida familiar digna e um governo justo e solidário.

Agradecimentos a Deus: por essas dádivas, graças ou bênçãos por este período longo de vida, com saúde do corpo, da mente e da alma, por minha família, meus parentes, meus amigos de convivência e amigos virtuais e pelos meus poucos bens materiais que possuo.

A vida humana tem aumentado muito graças ao desenvolvimento da medicina, da tecnologia, dos medicamentos e deve continuar ao longo dos anos e uma grande porcentagem de pessoas poderá chegar aos cem anos de idade, e mesmo ultrapassá-los, em plena atividade, desde que leve uma vida regrada, na alimentação, com repouso, sem extravagâncias. Até as máquinas precisam ser conservadas e bem cuidadas para que funcionem bem e melhor.

Neste texto quero demonstrar que todos podem conseguir o que desejarem e que ninguém é mais capaz ou menos capaz do que o outro, basta: sonhar, planejar, estudar, trabalhar e, por fim ver o seu sonho realizado. O que consegui não foi muito, mas foi o suficiente, o que eu esperava e que sonhava conseguir.

Um antigo e verdadeiro provérbio diz: querer é poder!

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 10/07/2017
Reeditado em 21/11/2020
Código do texto: T6050343
Classificação de conteúdo: seguro