ALGUMAS INVENÇÕES “MODIFICARAM” O MUNDO... 9h37min.

Quando refletimos na história da humanidade, se nos limitarmos a tão um pouco menos de 150 anos, parece muito, mas realmente foram séculos de grandes mudanças...

Se num passe de mágica recuássemos a data que estamos mencionando, - para ser mais preciso 141 anos -, ainda não havia surgido o telefone, (1876)* radio, (1896) televisão, (1926) internet, - 1969 - e o telefone celular, este é bem mais “jovem”, pois somente começo a existir no ano de 1991. Tudo isto lentamente foi chegando a nosso país.

Quanto a nossa inclusão digital somente se deu quando já tínhamos 65 anos, portanto somos “novatos” ainda, pois somente temos dez anos de pratica.

Hoje num passe de “mágica” a grande maioria, usufruí, mas houve um tempo em que as pessoas, não contavam com tudo isto, além, grande partes tinham uma vida precária, com carência de recursos, luz, água tratada, mas viviam as suas vidas, também não podemos deduzir que eram “infelizes” por não contarem com estes recursos, quase que normais em nosso dia-a-dia...

Moramos, no mesmo local há 45 anos, e aqui pelos as coisas aconteceram lentamente; por coincidência água encanada, chegou ao mesmo ano de nossa vinda, logo depois veio anti-pó – uma “imitação” de asfalto”, que tinha que ser pago pelo morador, o telefone demorou um pouco mais chegar, se estou enganado nos finais dos anos 70...

A TV em cores, tão comum hoje em dia, era de difícil aquisição, a compramos em 24 meses, “tipo de um consórcio”, em que ela seria entregue mais ou menos na metade dos pagamentos...

Para os jovens de hoje, tudo isto acontece facilmente, mas nem sempre foi assim, as coisas aconteciam lentamente. E função disto é provável que fossem mais valorizadas...

O primeiro carro novo somente “chegou” em 1973, um fusca, que deixou toda família muito feliz; o tempo passou “célere”, as filhas cresceram assumiram suas vidas, com suas lutas preocupações, na formação de suas famílias...

Finalmente todos estes avanços tecnológicos são irreversíveis, apenas fica uma dúvida: será que somos mais felizes, do que “aqueles” que num passado não muito distante, não dispunham destes recursos da modernidade de hoje?!... 10h34min.

* A invenção do telefone, é polêmica, a “disputa” é entre o italiano, Marconi, e o padre Roberto Landel de Moura.

* Datas e nomes compiladas do livro: 1001 Invenções que Mudaram o Mundo.

Curitiba, 09 de julho de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://www.mensagensepiritas.xvy http://www.recantodasletras.com./autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 09/07/2017
Reeditado em 09/07/2017
Código do texto: T6049672
Classificação de conteúdo: seguro