VINÍCIUS, POETA VERSÁTIL

1---Vinícius de Moraes, nascido carioca em 1913, pai violinista amador e poeta, mãe pianista. Por ser diplomata de feliz comportamento boêmio, foi aposentado compulsoriamente ao final de 1968, anistiado pos-mortem em 1998 e “promovido” (como?) em 2010 a... ministro de primeira classe, o mesmo que embaixador. Eta Brasil!

2---Em 1924, ingressou no Colégio Santo Inácio. “Eu, pecador, me confesso.........” - catecismo da igreja católica. --- Religiosidade X amor X desejo. Da intensa angústia, constante oposição entre matéria e espírito surge a sensação de pecado, e a existência terrena cOnfigura-se para o poeta o caos, o abismo, solução procurada no misticismo, sua visão de mundo em “O caminho para a distância”, /religiosidade-amor-desejo/: primeiro livro (barroquista retardatário?), janeiro de 1933:

“No caos, no horror, no parado, eu vi o caminho que ninguém viu / O caminho que só o homem de Deus pressente na treva. / Eu quis fugir da perdição dos outros caminhos / Mas eu caí. / Eu não tinha como o homem de outrora a força da luta / Eu não matei quando devia matar / Eu cedi ao prazer e à luxúria (sensualidade, volúpia) da carne do mundo.” --- O amor, vinculando o homem ao mundo moderno, tem conotação negativa. --- Em “Forma e exegese”, 1935, o amor assume papel de força unindo material e espiritual, sobretudo na figura da mulher idealizada, o poeta desligando-se do plano mítico e procurando a saída para suas angústias na realidade do cotidiano. --- Em “Ariana, a mulher”, longo poema publicado como terceiro livro, 1936, e “Novos poemas”, 1938, o quarto, os primeiros característicos sinais de sensualismo e erotismo da futura obra. --- Sem contar centenas de alumbramentos, no total apenas nove casamentos teoricamente “fixos”, na sua filosofia de ‘infinitos’ enquanto durassem.

- - - - -

3---De VM, diplomata sério, poema de 1962 --- Hóspede por dias em casa de norte-americano simpático, extrovertido, podre de rico......... --- “Olhe aqui, Mr. Buster: está muito certo (...) O Sr. Sabe lá o que é torcer pelo Botafogo?”

INTERPRETAÇÃO atualizada em 2017:

1---Temática geral do poema --- amor exagerado ao que é nosso, brasileiro; linha geral - ironia. // 2---Mr. Buster não receberá-entenderá a explicação /nem morto, via espiritismo/ porque Vinícius, após 5 anos em Los Angeles, podendo ainda ficar mais um ano, mesmo com grande prejuízo financeiro preferiu voltar para a “Latin America” (o Brasil, na linguagem dele) --- saudades do Brasil. // 3---Na opinião do poeta, Mr. Buster era --- extremamente voltado para o materialismo. // 4---“...no quintal de casa em Hollywood / Um poço de petróleo trabalhando de dia para lhe dar dinheiro e de noite para lhe dar insônia.” --- associação de - dinheiro e preocupação. // 5---“...vacuum-cleaners com mais chupo de um beijo de Marilyn Monroe,...” --- máquinas de aspirar. // 6---“...tanto dinheiro em vão na guerra da Coreia.” --- poeta critica a interferência dos U. S. A. nos problemas internos de outro país (mesmo em outros territórios, intromissões existentes ainda neste 2017: Oriente Médio e terrorismo na Europa). // 7---“...torradas saem nervosamente de torradeiras automáticas...” --- hipálage: transferência da relação de um determinado, torradas, com outro determinado, torradeiras - nervosos sãos os homens que manipulam as torradeiras. // 8---Pela descrição da casa, deduz-se que --- é equipada com os mais modernos aparelhos eletrônicos da época (ainda 1962). // 9---“..geladeiras gigantescas capazes de conservar o seu preconceito racial...” --- geladeiras de cor branca. // 10---Preconceito racial nos States --- eterno problema de ‘brancos X negros’ (justiceiro e vingador será Barack Obama, afroamericano como muitos latinos do Brasil, já nascido em 1961 - oito anos como presidente dos “orgulhosos” brancos... e dos outros também, eleito-reeleito, de 2009 a 2017). // 11---Sra. Buster, citada por Elza Maxwell --- colunista social, Geminiana versátil, 1883/1963, escritora, compositora e promotora de granfinos eventos sociais. // 12---“...consciências enlatadas.” --- U S. A., grande produtor de enlatados, por extensão até de consciências que, fechadas em latas, não vêem nada ao redor. // 13---“...Me diga sinceramente uma coisa...” --- erro gramatical, porém o legítimo ‘falar’ brasileiro. // 14---Ao final do poema, insistência e repetição de “O Sr. sabe lá o que é...” --- do fundo da alma, desabafo opondo à grande tecnicidade norte-americana o afeto, o carinho típico brasileiro.

LEIAM: a) “Pátria minha”, longo poema desse autor: ”A minha pátria é como se não fosse, é íntima (...) Vinícius de Moraes”. --- b) Meu trabalho sobre barroco, “Dialéticas barroquianas”.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 07/07/2017
Código do texto: T6048373
Classificação de conteúdo: seguro