Cuidado Com o Capeta.....lismo

Não basta criticarmos o capitalismo e vivermos cooptado á sua doutrina perversa. Precisamos combatê-lo com força e determinação. Darei algumas dicas bastante óbvias, mas como disse o famoso dramaturgo Nelson Rodrigues- “Como é difícil enxergar o óbvio!" Alinho algumas dicas:

1---É na hora do voto, o mais sagrado momento.

2--- Na hora de comprar ou vender,cuidado com os espertos.

3---Evitar o máximo recorrer a agiotas quando em apertos financeiros.

4---Evitar compras a longo prazo. O capitalismo adora juros e correção monetária.

5---Evitar o desperdício das taxas públicas.

6---Gás, fósforo e sabonetes, devem ser controlados.

7---Não se iludir com as jogatinas que tomaram conta do País, as legais e ilegais.

8---Não virar Outdoors ambulante de multinacionais, através de bonés e camisetas.

9---Se a grana só dá para uma motinha ou uma bicicleta, não tente comprar um automóvel.

10-Se pode construir um barracão num bairro periférico, porque que a esnobação de pagar aluguel num bairro nobre?

11-Se pode usar roupas decentes , bem alinhadas, Por que a esnobação de roupas de grife, pelo o dobro do preço?

12-Não sacrificar com planos particulares de saúde, escolas particulares. Educação e saúde é dever do Estado e Prefeituras.

13-Ser solidário com os quem sofrem na medida do possível.

14- Não encher a casa de filhos. Não deixa de ser um barato,mas pode sair caro. Cria-los desnutridos, sem instrução e mal maltrapilhos é muito mais pecado do que evita-los.. É na pobreza, na maioria das vezes, que surge o assaltante, a prostituta e o traficante..

Não sou o dono da verdade, mas o mal do Brasil , é o remediado imitar a classe média, a média querer acompanhar o rico. O pequeno assalariado, esse é nove fora. Como dizia meu profético avô; “ Cada macaco no seu galho”.

Esta crônica foi publicada no extinto Diário da Tarde em 17 de Dezembro de 1998.

Lair Estanislau Alves.