Podres Poderes

Sempre fui avesso ao poder. A todos os poderes. Para mm sempre foram e continuam sendo podres poderes. Alguém pode questionar-é natural - que eu digo isso para esconder meu medo de assumir responsabilidades. Certo? Errado, porquer, mesmo sendo pacíico que dói, medoeu só tenho de alma do outro mundo e de assombração (e, confesso, um tiquinho de medo da mulher, das filhas e dos netos). Mas acho, sinceramente, que o podernão só fascina e causa obsessão, como também vicia e corrompe as pessoas. Conheço algumas "figuras" que antes de obter u pedacito de poder eram honestos e humildes, mas foi só sentar na cadeira bamba de um poderzinho mixuruca e, poke!, começaram a ficar bestas, arrogantes, autoritários, vaidosos... E, pior, se corromperam. Sei que há exceções, mas são raras. Mais: as que, exercendo uma fatia de poder, permanecem humildes e honestos são logo txados de doidos, manés.

Apesar de minharepulsa pelo poder e pela ambição, concordo que são de certa forma necessários. Sem a ambição, inclusive pelo poder, o homem não teria progredido, sem a ambção e a disputa pelo poder, ainda estaríamos na idade da pedra lascada. Na verdade, o que rejeito no exercício do poder é o mau uso que se faz dele (em todos os poderes) corrompendo, perseguindo, lavando as mãos ante às injustiças, agredindo a ética.

Foi a ambição pelo poder que gerou o fascismo, o nazismo e o stalinismo. Lembrete: o fascismo esta botando as patas e as garras para fora no nosso país. Só não nota quem é um perfeito idiota ou um capacho. Estão criando um clima propício à instalação no Brasil de um governo fascista. E quem tem mais culpa nisso sao os podres poderes, os políticos e as autoridades de todas as áreas. Não é o povo, este, infelizmente, é conduzdo, por falta de consciência política é uma maria-vai-com-as-outras.

Mas estou apenas divagando neste quase fnal de tarde chuvosa no Recife,gripado e sabendo que dentro no maximo de uma hora a asma baterá forte. Mas volto ao fascismo. É que além domedo de almas, assombração e da famíia (adoro esse medo, é carinhoso), teno medo do fascismo. Não por casa de mim, um véio já alquebrado, mas por causa das novas gerações.

Para cncluir esta maltraçada, esta conversa tipo tapioca mordeu beiju, lembro um episódio sobre o poder, ele tem a força até de ressuscitar pessoas, é o que contou Sebastão Neri: "Juscelino foi ao Hospital dos Servidores visitar horácio Láfer que estava internado depois de um infarto. Encontrou-o numa tenda de xigênio, todo cheio de fios. Disse ao enfermo: - Horácio, vim aqui visitá-lo e dizer a você, em homengaem à Dona Mimi, qe resolvi poupá-lo. Você seria meu Ministro do Exterior, agora, fique tranquilo que não exigirei esseesfrço de você. Láfer, os olhos de repente iluminados, arrancou os fios, sentou-se na cama e disse a Juscelino: - Você está enganado. Eu não estou morrrendo não. Estouapoenas fazendo um chek-up. Aceito o seu convitee vou assumiro ministéro. Curou-se e fcou até o fim do governo".

Como se vê, o poder até ressuscita, dizem que é também afrodisíaco, ms certamente é também podre. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/07/2017
Código do texto: T6048278
Classificação de conteúdo: seguro