SÁBIO É SÓ O QUE NÃO SABE NADA!(Rigoberto Pontes)

Comentários no link

http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2017/07/sabio-e-so-o-que-nao-sabe-nadarigoberto.html

"Sábio é quem tem coragem de admitir que não sabe nada e que deseja aprender, principalmente com seus próprios erros para não os repetir!"

Trocando mensagens pelo whatsapp com meu amigo engenheiro de pesca aposentado Rigoberto Pontes e respondi com a frase acima a um comentário dele me chamando de sábio. Não sou sábio e nem gosto de ser chamado assim. O verdadeiro sábio é o que nada sabe e aprende com seus próprios erros para não os repetir mais na frente.

Ele respondeu que os verdadeiros sábios, precisam chegar à maturidade, a velhice e nem sempre porque conheço alguns que alcançaram à velhice e parece que não aprenderam nada e não absorveram os ensinamentos que a vida lhes deu sem cobrar nada e troca. O engenheiro de pesa Rigoberto Pontes disse-me que os jovens pensam que são sábios, mas não são. Disse-lhe que também conheço jovens que pensam como adultos e adultos que ainda vivem como crianças e conclui com a frase: "Sábio é quem tem coragem de admitir que não sabe nada e que deseja aprender, principalmente com seus próprios erros para não os repetir!" Ele encerrou a conversa com o sinal do polegar para cima, concordando comigo.

Muitos filósofos procuraram definir um sábio e a sabedoria. O sábio é quem não sabe!

Não sou sábio e nem almejo sê-lo! Sábio é quem aprende com seus erros e observa os erros dos outros para nunca mais repeti-los! Como insistem em me chamar de sábio, concluirei a crônica com o pensamento de um sábio budista “Sakyamuni”:

“O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente. Ele desaparece, tão logo esses pensamentos de mágoa forem esquecidos”

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 05/07/2017
Código do texto: T6046285
Classificação de conteúdo: seguro