SÁBIO É SÓ O QUE NÃO SABE NADA!(Rigoberto Pontes)
Comentários no link
http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2017/07/sabio-e-so-o-que-nao-sabe-nadarigoberto.html
"Sábio é quem tem coragem de admitir que não sabe nada e que deseja aprender, principalmente com seus próprios erros para não os repetir!"
Trocando mensagens pelo whatsapp com meu amigo engenheiro de pesca aposentado Rigoberto Pontes e respondi com a frase acima a um comentário dele me chamando de sábio. Não sou sábio e nem gosto de ser chamado assim. O verdadeiro sábio é o que nada sabe e aprende com seus próprios erros para não os repetir mais na frente.
Ele respondeu que os verdadeiros sábios, precisam chegar à maturidade, a velhice e nem sempre porque conheço alguns que alcançaram à velhice e parece que não aprenderam nada e não absorveram os ensinamentos que a vida lhes deu sem cobrar nada e troca. O engenheiro de pesa Rigoberto Pontes disse-me que os jovens pensam que são sábios, mas não são. Disse-lhe que também conheço jovens que pensam como adultos e adultos que ainda vivem como crianças e conclui com a frase: "Sábio é quem tem coragem de admitir que não sabe nada e que deseja aprender, principalmente com seus próprios erros para não os repetir!" Ele encerrou a conversa com o sinal do polegar para cima, concordando comigo.
Muitos filósofos procuraram definir um sábio e a sabedoria. O sábio é quem não sabe!
Não sou sábio e nem almejo sê-lo! Sábio é quem aprende com seus erros e observa os erros dos outros para nunca mais repeti-los! Como insistem em me chamar de sábio, concluirei a crônica com o pensamento de um sábio budista “Sakyamuni”:
“O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente. Ele desaparece, tão logo esses pensamentos de mágoa forem esquecidos”