OS VICES E SUAS HISTÓRIAS... 8h37min.

Temos sido “cobrados” pelo genro Silvan, para que escrevêssemos algumas palavras sobre o atual Presidente, que até recentemente fora Vice da Presidente Dilma. Estas sucintas linhas pretendem não apontar o dedo em riste, se ele é culpado ou inocente, os fatos e a história darão o veredicto; apenas tomamos a liberdade de afirmar, sem nenhuma sombra de dúvida: quem ocupa o ápice da carreira política, jamais se deveria por em dúvida a questão de sua honestidade...

Por tudo o que estamos evidenciando, dá à nítida impressão que vai começar tudo de novo, o país não aquenta mais a repetição do mesmo “drama” passado por Dilma...

... A figura do Vice-Presidente surgiu com a implantação do regime Republicano, em 15 de novembro de 1889. Neste longo período de 128 anos, o cargo de Vice * “já foi ocupado por 24 pessoas, com o primeiro sendo Floriano Peixoto. O cargo de Vice-Presidente foi extinto na Era Vargas pela constituição de 1934 e 1937, ele foi restabelecido pela constituição de 1946 e mantido nas duas constituições subsequentes, durante a vigência da constituição de 1946 até até a Emenda Constitucional 9, de 1964, o Vice Presidente eleito separadamente do Presidente e também presidia o Senado Federal”.

“*De todos os Vice-Presidente eleitos, apenas Silviano Brandão e Vitae Soares nunca tomaram posse, Brandão foi eleito nas eleições de 1902, porém morreu antes de tomar posse, Soares por sua vez, foi eleito nas eleições de 1930, porém foi impedido de tomar posse pela Revolução de 1930”...

O Vice, quando assume, não deixa de ser uma rara oportunidade de deixar o nome na história; dois nomes de destaque nos vêm à mente, Jango, que fora Vice de Jânio, com o mérito de ter sido eleito pelo voto popular; assumiu num momento muito complexo em que as duas potências da época: EUA e a URSS, disputavam a hegemonia econômica e política do mundo e sofrida America Latina, era solo fértil a estas disputas...

Foi um grande estadista, pois seu cargo tinha sido conquistado pelo direito do voto, para que o país não entrasse numa guerra civil, preferiu o exílio e com este ato extremo, livrou a nação brasileira de uma guerra civil, cujas conseqüências seriam imprevisíveis. Itamar Franco, também foi um Vice de destaque.

Em nossas conjecturas, sempre haverá a palavra se... Se a chapa Lott* e Jango tivesse ganhado as eleições, a Presidência estaria nas mãos de um militar íntegro, que teria dado ao país, um governo de estabilidade, em que os interesses do povo, fossem colocados em primeiro plano, e na seqüência, (1965) JK teria voltado... Não podemos modificar a história, apenas fazer conjecturas, se isto tivesse acontecido, provavelmente não teríamos tido os 21 anos de governo militar...

Finalmente, penso que exercer um mandado do mais alto nível político do país, não deixa de ser um “teste” a alma, vai ser “provado” no orgulho, na vaidade, e na Soberba... Os que cumprem com denodo sua missão deixam o nome na historia, principalmente se o “ser” ficou acima do “ter”, quando a “escolha” ficou na segunda opção, haverá, certamente amargos arrependimentos, pelos talentos malbaratados...

9h38min. Curitiba, 05 de julho – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

*Marechal Henrique Batista Duffles Teixeira Lott

Nascimento: 16 de novembro de 1894

*Falecimento: Rio de Janeiro 19 de maio de 1984 http://www.mensagensespiritas.xyz http://www.recantodasletras.com./autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/07/2017
Reeditado em 05/07/2017
Código do texto: T6046201
Classificação de conteúdo: seguro