DETALHES


 

Pequenos momentos felizes formam a felicidade, dizem. Então, é como um grande manto formado por pequenos pedaços costurados com carinho. Envolvo-me neste manto para observar essas partes todas que formam tanto a minha vida como a sua.

A manhã que desponta com sol brilhante, quente, convidativo a viver. Pode ser nublada envolta em nuvens brancas ou cinzas. Ainda, pode estar molhada pela chuva que cai e nos traz benesses ou alguns descontentamentos com sua agressividade e violência.

Ao deparar-se com seu dia, recorda sua rotina. O café quente, saboroso, cheiroso, simples ou reforçado.  As atividades que aquecem seu corpo, ativam seu organismo. Em locais fechados, individuais ou coletivas. Com acolhida ou sem. Com orientação ou sem. A caminhada ao ar livre, usufruindo por estar livre, apreciando a natureza livre. Nessa caminhada solitária, talvez um bom dia dos que passam por você. Talvez, simples olhares.

O dia segue lhe trazendo, às vezes pequenas surpresas, algumas novidades. Não há inquietação pelo plano diário estabelecido. Sempre há um novo acontecimento, muitas vezes, inesperado. Alimentação diária, em companhia ou sozinho, é um privilégio. Sentar à mesa em casa ou no restaurante, tendo sob o olhar observador um prato colorido com as guloseimas alimentadoras. Saudáveis.

O trabalho, que se desdobra em especialidades diversas, responde às necessidades sociais.  A atividade diversificada, remunerada, voluntariada, apaziguada, como for, preenche o dia, repercutindo sentimento de utilidade, produtividade, felicidade.

Um passeio, uma reunião com amigos ou amigas, um café, um doce, um momento de amizade, de distração, de conversas, de convivência. Em casa, na cafeteria, na confeitaria. Outro privilégio!
Uma mensagem, um contato virtual, uma leitura que faz sorrir, uns dizeres sedutores, umas palavras sensuais que causam um frêmito, mesmo a distância. Perto, causam um fulgor erótico que lhe esvazia o desejo e lhe preenche o ser.

Os “bom dia” dali e dacolá, enfeitados com flores radiantes e paisagens exuberantes. Os “boa noite” acompanhados de velas incandescentes, estrelas brilhantes e luas românticas. Fotos que entesouram momentos especiais, únicos. Que testemunham momentos felizes, datas importantes que se repetem a cada ano, mas ainda assim tem outro gosto, outro sol, outra lua, outros sorrisos, outras conversas.

Um amor, perto ou longe, que sussurra suavemente palavras carinhosas, que fala de prazeres extasiantes, arrepiantes e que toldam a lógica, aguçam os sentidos e tem sabor inexplicável.

A rotina interrompida encaixa uma viagem. Longa, média, curta. Para rever, matar saudades, conhecer pessoas inesquecíveis, paragens deslumbrantes, desfrutar dias e horas apreciáveis.

O convite para trabalhar, criar, produzir, escrever na folha branca a inspiração que veio, fixou-se e completou-se. Para mostrar o talento, todos os talentos para olhos, ouvidos e mentes atentas e sedentas de sempre aprender.

Detalhes que compõem vidas, que arrematam as costuras da felicidade, com pontos abertos de liberdade, franqueza, timidez, interesse, amizade, amor. Detalhes que compõem o todo. Esse todo, dizem é a felicidade. Então cada pedaço ligado ao outro por linhas invisíveis aos olhos, intangíveis às mãos, mas sentidas no coração, ambientadas na alma, vai tecendo o manto com momentos, situações, encontros duráveis ou fugazes, risos ou até lágrimas. Todos com pitadas de alegria para que haja felicidade, como dizem!


(A imagem é uma pintura da escritora, em óleo sobre tela, 30cm x 40cm, de junho/2017).
 
 
Tereza Freire
Enviado por Tereza Freire em 03/07/2017
Reeditado em 03/07/2017
Código do texto: T6044717
Classificação de conteúdo: seguro