PARIS - CIDADE LUZ

Quando se fala em Cidade Luz, nosso primeiro pensamento que vem à nossa mente, uma Paris muito iluminada, com muita claridade por fortes luminárias mas, na verdade é que recebeu essa denominação pelo iluminismo da ciência, em todos os seus seguimentos do conhecimento, onde todos os intelectuais do século XVIII tentaram explicar o Universo a partir da razão e da ciência.

Paris foi fundada pela tribo celta dos Parísios , uma ilha de pescadores que estava fadada a ser a grande metrópole do conhecimento. No século ll a.c., caiu sob o domínio romano e seu nome para foi mudado para Lutécia.

Em 508, Clóvis, reunião todas as tribos francas e instalou os órgãos fixos do poder político do reino na pequena cidade dos Parisii e se tornou o 1º Rei dos Francos, somente no século lV a cidade passou a ser chamada Paris.

Logo, teve um desenvolvimento vertiginoso pela sua localização estratégica de comércio, navegabilidade e de outros tipos de transportes, por estar situada numa rica região agrícola, e numa bacia hidrográfica, até se transformar, após a Idade Média, conhecida como “ idade das trevas”, num do maior centro cultural do mundo, para onde todos grandes artistas, como Van Gogh, Picasso, Santos Dumont, Chopin, Voltaire, Montesquieu, Rousseau se mudaram para esse centro cultural.

Em Paris, centro das artes e do bom gosto do refinamento, a cultura é levada muito a sério: as crianças de três e de quatro anos, têm aulas no Louvre, e de sete e oito anos têm aulas no Louvre e quando tiverem doze anos já visitaram vários museus. Em paris não se faz simplesmente um poste e sim uma obra de arte para segurar uma lâmpada. Não se faz uma ponte para passar automóveis e sim algo de belo de acordo com a tradição do local.

Dizem que se um visitante do Museu do Louvre demorasse um minuto para ver uma obra, demoraria três anos para ver todas as outras.

Além da beleza, Paris oferece muitas atrações turísticas, tais como: Torre Eiffel, “Gustave Eiffel, (engenheiro construtor)” Catedral de Notre Dame, “ arquitetura e história;” Museu do Louvre, “museu e arquitetura”; Arco do Triunfo, “ monumento, arquitetura e história”.

Obras impressionistas, pós -impressionistas “de art nouveau”, de nomes tão míticos como Monet, Givervig, Cézanne, Renoir, Degas, Pizarro, ou Van Gogh.

Centro cultural com treze universidades públicas, incontáveis faculdades e escolas de arte, cento e oitenta museus e bibliotecas públicas distribuídos em todos os locais da cidade.

Cinema: a França, sobretudo Paris, é um dos centros mais desenvolvidos do mundo nessa arte de representar, produziu vários atores e atrizes de reconhecimento mundial, tais como: Brigette Badot (1934), atriz mais reconhecida da França e símbolo sexual da década de 60; Catherine Deneuve- (1943), atriz mais bela e elegante da França; Jean Dujardin, o primeiro ator francês a ganhar o prêmio de melhor ator; Gerard Depardieu (1948) , é considerado um dos melhores atores da França, e muitos outros.

PARIS—CIDADE LUZ— das belezas, das artes, das ciências, das arquiteturas modernas, da filosofia , das modas, da gastronomia, da pintura e de tudo que supere nossa imaginação!

Parlez-vous français?

Fontes: Blog Jucax Tour, Jacquet e outros blogs.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 03/07/2017
Reeditado em 05/07/2017
Código do texto: T6044304
Classificação de conteúdo: seguro