Receita para o sucesso
O país anda tão cheio de discurso da prosperidade que qualquer derrotado anda palestrando sobre como ser um vencedor. Basta chegar à porta de qualquer igreja evangélica e se ouvirá aos brados o projeto de sucesso que Deus tem para você, crê e confia, mas não se esqueça da oferta, grandes desejos pedem muito sacrifício e o céu é o limite.
As redes sociais também estão repletas de bem sucedidos, pessoas que ostentam as mais variadas conquistas, o corpo sarado atende aos padrões estéticos de boa forma e beleza esculpida a base uma nutrição insonsa, quando não duvidosa, e exercícios repetitivos de academia de frente ao espelho, muitas vezes acompanhadas de fotos ou vídeos com frases de superação e incentivo. Curtam os meus bíceps, amem o meu bumbum, pois se a foto flopar eu vou deletar. Irresistível também é não postar o êxito de passar na segunda ou terceira chamada naquele curso de graduação de uma faculdade privada onde mensalidade em dia cobre a falta de um eventual interesse sincero pelos estudos ou qualquer falta de comprometimento para com a futura carreira profissional. O que vale é o diploma, conquistado mês a mês de maneira mais ou menos assídua e progressiva.
A internet parece mesmo o paraíso dos bem-aventurados e não há quem não se ofereça com soluções quase mirabolantes para todo e qualquer desejo de sucesso. As cartomantes que se cuidem a concorrência é giga gigante e os gastos, digo investimentos, são de ocasião. É a felicidade a preço de custo, tudo parcelado no cartão e sem juros. Seus problemas cabem num pacote com bônus extra e consultas virtuais estendidas após a aquisição.
De bons exemplos o mundo está cheio. Todos tem uma resposta pronta, uma receita inédita, um exemplo a ser seguido. “Perca peso agora, pergunte-me como?” “O segredo do meu sucesso ao seu alcance.” “Faça o que eu digo.” Só não faça o que eu faço ou você não fará nada a não ser repetir como um papagaio aquilo que ouviu de outro. Quem sabe faz, quem não sabe ensina. E o que não falta é professor a essa disciplina.
Sempre haverá um descapitalizado dando aulas de economia, doentes dando dicas de saúde e até solteiros metendo a colher em briga de marido e mulher. É sempre a vida alheia a que precisa de ajustes, conselhos, mudanças. Falar é fácil, fazer, nem pensar.