Francisco pisou na bola

Estou muito triste porque o líder mundial que mais admiro, o papa Francisco, pisou na bola. Logo ele que eé o maior defensor dos oprimidos e que condena veementemente o assédio sexal de religiosos a crianças e adolescentes. E que moralizou a corrupção do Banco do Vaticano, além de ser um apóstolo da paz.

Mas como todo ser humano, o papa, repito, pisou na bola. Sim, fez isso quando nomeou para o terceiro maior posto do Vaticano, o de tsoureiro e responsável pelas finanças, o cardeal australiano George Bell. Errrou porque o papa sabia que esse sujeito era acusado no seu país por acobertar e assediar crianças e adolescentes. Sabia pelas informações públicas, sabia porque há aoito meses o cardeal foi ouvido sobre o caso, em Roma, por policiais australianos. E se sabia não poderia ter nomeado, e se errou nomeando deveria, quando da ouvida do cardeal, tê-lo afasado imediatamente. Não o fez, Agora, quando foi marcda a audiência judicial fpoi que o próprio Pell resolver pedir afastamento temporário. Pegou mal para o papa. Ele nçao pode pregar uma coisa para as dioceses, a tolerância zero, e pemitir que um acusado de assédio sexual a crianças e adolescentes seja o terceiro posto do Vaticano.

Não se trata de jlgar e condenar com antecipação. Não. Mas de se presrvar o próprio Vaticano. Um acusado por esse tipo de crime não pode e não deve fazer parte da cúpula da Igreja Catóica. O papa não pode dizer que não sabia. Infelizmente.

Mas continuo achando que Francisco é um grande papa. Mas que, nesse caso desse Pell, pisou na bola é um fato. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/06/2017
Código do texto: T6041492
Classificação de conteúdo: seguro