Sina triste

Nao entendo nadica de nada da ciência médica, principalmente a medecina que trata da mente das pessoas. Acho linda a profissão de analista, piscanilsta, psiquiatra.

Mas, talvez por ingonorância, confesso que às vezes acho que na maioria dos casos de gente infeliz e que perde o controle, se deixa levar pelos meandros do mal e cede às tentações do meio, enfim, as pessoas que desesperam e perdem a racionalidade, são não raro predestinados ao sofrimento, à infelcidade, à decadência ahumana. Digo isso, repito, sem nenhuma base sólida ou científica, mas baseado na universidade que cursei, a escola do mundo, as ruas, o cotidiano. Conheço casos incríveis de pessoas boas, inteligentes, ternas, solidárias, honestas que de repente perderam o prumo, alguns cederam às tentações e adentraram nos meandros do mal e outros ficaram completamente fora de si e enlouqueceram. Que fique claro que vários desses casos foram de pessoas excelentes. Uma tristeza. Algo sem nenhuma explicação, daí a minha tendência a achar que há aqueles marcados para amargarem uma sina triste.

Quando penso nisso, em pessoas que conheci - e conheço - que se perverteram e se perderam e outros que perderam o tino, como não encontro explicação, sempre me lembro de minha avó paterna. Vou dizer por quê. Certa vez, ainda adolescente, estava na casa dela junto com primos e outros parentes, xingando os ricos, dizendo que eram todos ladrões, numa arenga danada, vi, de repente, um aleijado se arrastando no sol quente e então disse exaltado: - Tao vendo? - apontei para o aleijado - Enquanto aquele pobre aleijado se arrasta numa borracha no calçamento, os ricos ladrões estão flananado. Essse mundo não é justo. Minha avó riu e então disse séria: - Você está inteiramente enganado, aquele aleijado não foi vítima de nenhuma injustiça, ele está pagando nesta vida o que fez de ruim em vidas anteriores. Não tenha pena dele não, fez muito mal em outra vida. Quanto a esses ricos, nem se incomode, a tatata deles tá assando, quando morrerem vão voltar para se arrastar pelo chão numa borracha. Aqui se faz, aqui se paga".

Tudo bem, minha avó nunca estudou, aprendeu a ler ja adulta, mas era alguém de muito bom senso e idéias próprias. Sei que o que ela disse nesse caso é algo primário. Será? De vez em quando penso que ela estava certa. Sim, penso nisso quando vejo alguém bom perder o senso ou se perder no caminho da perdição devido ao meio.

Que saudade da minha avó.Pelo menos ela tinha uma filosofia de vida, acreditava nisso e priu, não se perdia em divagações e dúvidas. Puxa, estou meio triste. Esse papo é mesmo qualquer coisa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/06/2017
Código do texto: T6033853
Classificação de conteúdo: seguro