RL, Democracia e Respeito

Entendo queeste espaço do Recanto das Letras é, antes de tudo, democrático e, portanto, cada participante tem o sagrado direito de expor suas idéas, questionara dos outros, discordar e, claro, se for o caso concordar.

Trocndo em miúdos ou, como dizia Odorico Paraguaçu, saindo dos entretantos e entrando nos finamentes, o RL além de ser uma espéciede vitrine onde expomos nossos escritos, é uma espécie de forum de debates. E o debate, sejamos francos porque franqueza e caldo de galinha não faz mal a ninguém, ilumina, conscientiza e, o mais importante, ao contrapor idéias leva à reflexão,

No entanto, comotodo espaço democrático, no calor dos debtaes, prncipalmente num momento tão tenso no país, sempre há excessos. É natural. Agora, há excessos e excessos. Quando no ardor de um debate alguém extrapola, é normal, desculpável, faz parte do show da democracia. Mas quando o excesso é proposital e visa tãosomente a ofender, caluniar, agredir, o contendor se transformar num reles moleque, caluniador e,nao raro, num canalha.

Há pessoas que são, or assim dizer, muito sensiveis e nao aceitam o excesso negativo. Preferem se ausentar do espaço. Respeito a sua decisão. Respeito, lamento, deploro e sofro.

Não hárazão alguma para alguém ferir de proósito outra pessoa, às vezes de forma vil e covarde, alguns até buscam o anonimato. Quem ageassim é covarde. Covarde e canalha.

Tenho as minhas idéias, manjadas, conhecidas, escancaradas, mas repeito todos e todas (viram como estou politicamente correto?) e adoro receer críticas, a maoria delas positivase serias, algumas até cm muito humor, como a Cynthia Fraga queme chama carinhosamente de comunistão, e eu adoro. Acritica natural só faz bem, discordar énatural, oquenão é natural é ofender. Detesto a ofensa. Principalmene quando ela é covarde.

Democracia é o regime em que um diz e o outro diz; em que um diz e o outro tem o sagrado direito de discordar. Mas a democracia só funciona se houver o império do respeito.Sem isso ela definha e vira um trapo.

Não vamos desistir, hermanas e hermanos, vamos vencer todas as dificuldades, incusive vencer os que se valem da ofensa para satisfazer seus recalques. Vamos nos contagiar com a disposição e alegria da nossa Norminha, a musa deste Recanto.Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/06/2017
Código do texto: T6031699
Classificação de conteúdo: seguro