Falta outro Dante de Oliveira

Creio que os mais adentrados nos anos lembram-se do deputado Dante de Oliveira, o autor da emenda propondo eleições diretas para presidente da República. A emenda tomou o nome dele e foi pras ruas com o apelido lindo de "Diretas Já!".

Foi um dos grandes momntos deste país em termos de mobilzação popular e civismo, unindo todas as tendências que se opunham à ditadura. Milhões de pessoas de diversas tendências políicas e ideológicas foram às ruas. Esse episódio está sendo recordado na séri "Os dias eram assim" que a Rede Globo está exibindo (ela começa a fazer autocrítica, quando o navio começa a afundar quem primero deserta são os ratos).

As Diretas foram derrotadas pelo congresso dominado pelo centão. Mas ai surgiu a Aliança Democrática que proporcionou a eleição de Tancredo Neves (um político conservador mas democrata, cujo único pecado foi ter sido avô de Aécio). Infelizmente Tancredo morreu antes de ser empossado e o país teve que engolir seu vice, Sarney, um desastre, o pior acidente de percurso da luta democrática. Veio depois as diretas e, mais uma vez, fomos infelizes elegendo Collor. Mas, enfim, o povo começou a eleger os presidentes, e tudo começou com uma emenda de um deputado e a mobilização das ruas.

Tudo em, os pessimistas de plantão podem arguir que não dária tempo apresentar uma emenda e ela ser votada por um congresso desmoralizado. Mas e as ruas? Se as ruas começarem a exgir a eeição dretaessescongresso se caga de medo e aprova. Falta aemenda e acabar com essadisputa entre coxinhas e mortadelas, quem for democrata deve apoiar as diretas, e que o povo escolha o prsidente. Ele emergirá das urnas com força e rsspeito. Falta um novo Dante de Oliveira e falata acabar com essa divisão absurda. Na luta democrática a única ideologia é a democracia e aluta´por um país sério. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/06/2017
Código do texto: T6031400
Classificação de conteúdo: seguro