O FLAT DA DONA CHICA OU A ALEGRIA DE VIVER.

Pois é... Realmente a Vida é uma Grande Brincadeira.Nós é que a levamos a sério. Os Deuses Criadores riem de nós. E o Flat da Dona Chica? Ah! É uma história surreal. Ficava lá na Praia de Camburi(litoral norte de SP) em frente ao Camping do Cristovão. Eram tempos bons dfe alegrias mil. As Diretas -Já estavam em curso. Foi lá pelos anos 1984. Com a abertura da Rio/Santos ficava fácil descer a serra e chegar aos paraísos do litoral norte paulista. Antes,a gente tinha que passar pela praia ,de manhã,na maré baixa. E naqueles verões dos anos 80,descíamos todo final de semana para a praia de Camburi e para o camping do Cristóvão. Alegria pura. éramos uma turma gostosa que queria curtir a vida .E as Diretas-Já estava no cardápio. A Ditadura estava se destroçando e nós batendo forte contra ela. E que praia maravilhosa era Camburi!!! Hoje está destroçada. O volume de gente que desce ao litoral norte não tem a mínima noção de conservação.Querem apenas usufruir e deixar o lixo para trás.E o Flat da Dona Chica? Ah! É um caso à parte. Os Caiçaras(gente que vive da pesca no litoral norte de SP e norte do PR) são muito simples.E,em frente ao camping do Cristóvão havia um terreno grande em que Dona Chica montou sua residências com vários cômodos ao redor. Dona Chica era filha de caiçaras que possuíam a terra por Uso Capião há muitos anos. Os Ricos ainda não haviam chegado às praias do litoral norte paulista. E onde o Rico chega,tudo fica degradado. O Flat da Dona Chica era um cômodo de 1 metro por 1 metro emeio com um colchonete n o chão e pregos na parede para pendurar as roupas.O banheiro era pelo lado de fora e as baratas corriam soltas pelo ambiente. Como dormíamos sempre cheios de cervejas,lá pelas 4 da matina,as baratas não incomodavam. E como éramos alegres!!! A Ditadura estava em seus estertores e gritávamos DIRETAS-´JÁ!!!

A praia de Camburi acabou com tanta gente destruindo-a.Mas a nossa Luta pelas Diretas-Já continua. A Vida é uma Grande Brincadeira e por isso lutamos por uma Vida melhor para TODOS!!!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 19/06/2017
Código do texto: T6031209
Classificação de conteúdo: seguro