Coitado do Síndico

A experiência humana de viver em sociedade tem o seu grande porém na necessidade de vivermos em sociedade. As pessoas são, na melhor das hipóteses, complicadas. Temos dificuldade de relacionamentos na família, na escola, faculdade, no trabalho, com estranhos, com conhecidos e às vezes até com nós mesmos. Mas uma das relações que mais facilmente nos enlouquece é com os nossos vizinhos, especialmente em condomínios residenciais.

Pergunte ao seu síndico, se acha que minto. Não sou síndico, mas vejo as situações às vezes absurdas pelo qual o meu passa. Uma coisa é administrar o jardim e a área comum, que todos querem ver limpa. Outra completamente diferente é controlar o silêncio, quando alguém quer escutar música e alguém quer dormir.

Existem poucas receitas mais certeiras para garantir conflitos. Basta uma televisão ligada com um ponto a mais de volume ou alguém andando de salto no andar acima para termos uma treta. A treta incomoda os outros vizinhos, que talvez estivessem tolerando a TV e o salto, mas não toleram o barraco.

E então? Chama-se o síndico, como se esse tivesse uma vara de condão para aplicar a lei do silêncio, ou mesmo o regimento interno do residencial.

Outro problema, claro, é a inadimplência. Convenhamos, é horrível “pagar para morar”, seja o imóvel seu ou alugado. Mas afinal, não é essa nossa escolha? Trocamos comodidade por segurança, com todos os ônus e bônus envolvidos.

Mas quando alguém não paga, todos podem sofrer, incluído o síndico, claro, que se arrepende quase diariamente de ter escolhido essa tarefa.

Quando a grana tá curta, melhor pagar internet a pagar condomínio. Ninguém vai te colocar para fora por causa disso. No máximo chega uma notificação extrajudicial que você está devendo. Disso você já sabia, mas mesmo assim, que audácia desse síndico não é? Quem ele acha que é para lhe notificar dessa dívida? O SPC, o SERASA? Não faz nada que preste e quer cobrar.

Querer não quer, o coitado. Mas precisa. Se ele não cobra, o condomínio não recebe. Se não tem caixa, a diarista não vem. Se a diarista não vem, a sujeira da escada ninguém varre. E se ninguém varre a sujeira da escada, o pau come.

“Que escada imunda”

“O síndico tá comendo meu dinheiro!”

“Absurdo!!!”

Falam isso e se trancam em seus apartamentos, em seus grupos de Whatsapp, em suas indiretas no Facebook. Não importa se o lado de dentro está mais sujo que o de fora, o que importa é que o síndico não está fazendo seu trabalho direito!

Requer-se uma coragem ingênua para assumir o ofício de síndico, pelo menos sem remuneração.

Sinceramente, só sinto pena.

O Fantasma Silva
Enviado por O Fantasma Silva em 18/06/2017
Código do texto: T6031017
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.