D e s p e r t a r

Que o homem, como disse Aristóteles, é um animal político, é uma verdade abissal. Também é correta e vrrdadeira outra frase dele: - A Esperança é o sonho do homem acordado.

O problema, porém, é que mesmo sendo animal poítico e sendo esperançoso, a maioria das pessoas, pelo menos no nosso Brasil, não sabe exercer sua cdadania e nem usar a esperança para se libertar da alienação e dependência de um sistema que não é só injusto mas é também imral e corrupto. Chegamos a uma situação tão vergonhosa que um empresário corruptor acaba de conceder entrevista a uma das revistas de grande circulação no país, a Época, afirmando que o atual presidente da república é chefe de uma organização criminosa.

Não me estarrece apenas o ritual costumeiro e tedioso do presidente emitir nota negando e afirmando que vai processar o empresário. O que me estarrece é o silêncio das pessoas conscientes da nação. Elas estão encarando esse lamaçal como algo natural. E o povo? O povo que se dane, diria Justo Veríssimo. O povo fica apenas ainda mais descrente da política, dos políticos e completamente conformado com esse estado de coisas.

Acho que chegou a hora, não se pode esperar mais. É hora de tentar despertar o povo. Despertar para que o povo exija uma faxina geral no Brasil. Cabe atodos quantos têm mínimo de consciência e brio, além de amor à pátria. fazer a sua parte esclarecendo o povo. Antes que seja tarde demais. Cada homem consciente deve ser um agente de conscientização, sem puxar a brasa para sua sardinha política. Nãose trata de partido, idéias, ideologia, trata-se de salvar o Brasil e a democracia.

Vou fechar esta maltraçada ainda estarrecido com a lama que encobre o governo e o país, com esperança no povo e naqueles que são realmente conscientes, cittando Dom Hélder Câmara:

"... Mas, quem sabe, a graça de Deus suscitará em muitos o desejo de passar pelo Mundo ajudando as pessoas e Comunidades inteiras a despertar! Tudo dentro do mais pacíficoe construtivo dos propósitos: o de ajudar a construir um Mundo mais respirável, mas justo e mais humano...".

Tentemos ser cidadãos de verdade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/06/2017
Código do texto: T6030273
Classificação de conteúdo: seguro