Moleca de recados

Quando cheguei a Pesqueira em 1964, me deparei com um ambiente diferente. Explico: em Arcoverde eusó convivia coma massa, nao tinha nenhuma vinculação com a rapaziada filha dos endinheirados. Em Pesqueira, devido aos colegas do banco, às vezes tinha que conviver com as moças e rapazes da elite da terra, naquela época já dando os primeiros passos para a futura falência, mas elitistas e preconceituosos.

Assim conheci alguns representantes dessa futura elite falida, ridícula e pretensiosa. Mas logo enchi o saco e fiz questão de evitá-los. Mas antes fui testemunha e tomei partido num caso que nunca esqueci. Estava cm alguns colegas na praça quando chegaram umas moças conhecidas deles. Conversa mole vai e conversa mole vem, eu só observando e doido para dar o pira, quando uma das moças, a mais riquinha, avistou uma moreninha que ia passando na calçada em frente da praça e chamou-a na base do grito, avisando-nos: - É a minha moleca de recados, vou mandá-la buscar umas roupas na costureira. Fiquei pasmo, aí perguntei: - Sua moleca de recados? A riquinha besta de nariz empinado esclareceu vaidosa: - É, aqui nos, moças das familias tradicionais, todas temos uma moleca de recados. Fui meio rude e disse: - Acho isso um absurdo. A moça é um ser humano iguala você, esse tratamento que você tem com ela é uma indignidade. Ela ficou mais-mais e eu me retirei.

É claro que fui censurado por toda a sociedade: comunista, reclacado, agitador, mal-educado, forasteiro atrevido e moleque (só não dsseram de recados). O interessante é que ate religiosos de patente me censuraram, afirmaram que eu estava querendo subverter os costumes locais.

Nunca esqueci o fato, nem algumas pessoas, principalmente integrantes da hoje elite falida. Fiz questão de empre manter distância deles. Mas o tempo como disse o santo, é o senhor da razão. Umbeo dia me encontrei num shopping com a tal moça da eite, hoje uma vovó sem nenhum resquício de preconceito do passado, a vida lhe ensinou humildade, ele me reconheceu e me cmprimentou e fez questão, pasmem, de elmbrar o episódio e de me dar razão, reconhecendo como eram preconceituosos no passado. Tudo bem, veio reconhecer muito depois, mas antes tarde do que nunca. Era uma vez uma moleca de recados. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/06/2017
Código do texto: T6029462
Classificação de conteúdo: seguro