Lâchete Français

Confesso: sou mesmo um véio abestalhado, alguém que é completamente mobral em francês e coloca o título de um texto nesse idioma. Mas, hermanas e hermanos, fiz isso por ironia. Pode? Pode sim, porque apesar de admirar profundamente a cultura, notadamentea literatura francesa, acho os franceses muito orgulhosos. Só que essa impressão, diga-se de passagem, é feita pelo que leio,pelos filmes franceses que assisto, enfim, pelas informações que tenho sobre os franceses, algumas delas de parentes e amigos que já estiveram na França, alguns várias vezes. Trocando em miúdos, o meu julgamente não é imparcial é por ouvir dizer, parece até alguns juizes do Brasil que julgam por convicção e de acordo com a literatura.

Bom, vamos ao foco do titulo (Covardia Francesa, quem verteu para o francês foi minha filha que conhece o idioma). Vamos por partes como aconhelharia o estripador e estrangulador inglês do romance. Vejam bem, eu pensava que agressão à mulher, principalmente à mulher política, não acontecia nos países desenvolvidos, caso da França. Que era coisa de aís subdesenvolvido. Qual o quê! Segundo li a ex-ministra da ecologia daFrança, Nathalie Kosciusko-Morinet, candidata a deputada, estava fazendo campanha no seu distrito, em Paris (a cidade luz), distribuindo panfletos (lá os próprios candidatos distribuem seus panfletos, aqui terceirizam), quando um "homem" dos seus 50 anos tomou os panfletos das maos dela e gogou-os no seu rosto. A candidata caiu e perdeu os sentidos. Foi atendida por paramédicos e levada para um hospital. O agressor conseguiu fugir.

Imaginemos se isso acontecesse no Brasil, seria explorado como coisa de país atrasado, machista e que não respeita os direitos humanos. Pensem na exploração que seria feita por coxinhas ou mortadelas.

Sim, fiquei indignado com o caso, isso não é coisa de homem mas de covarde, cabrasafado crápula, canalha. Será que ele agrediria um homem do seu "tope" (usamos esse termo na minha região)? Agrediria nada, formiga sabe a roça qe rói.

Mas aqui tamabém há agressões à mulher política. Lembro-me da agressão verbal e quase fisica do valente para com mulheres, deputado Bolsonaro, quando atacou a deputada Maria do Rosário, uma deputada muito educada e meio frágil, não preparada para o embate com os truculentos em compotas. Ele disse desaforos indecorosos. Será que faria isso com um Ciro Gomes? Não, não faria,. Nao faria também com a senadora Kátia Abreu, aquela que jogou um copo de vinho na cara de Serra, e que enfrentou o Caiado no senado. esconfio muito de quem sóé valente com mulheres educadas e frágeis.

No mais, acho que os direitos são iguais, mas o debate deve se dar em torno de idéias, um homem agredir uma mulhr, mesmo verbalmente é um covarde. Covarde e canalha, seja brasileirto ou francês. Inté.

PS: Ficou chiquê o título da maltraçada, rrsssssssssssss

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/06/2017
Código do texto: T6029148
Classificação de conteúdo: seguro