VISITAM A ESCOLA FAMILIA AGRICOLA

Aceitei o convite de José Nilton Pereira da Silva e o seu filho Jeiton Pereira da Silva, e saímos da sede de Monte Santo, ás 6 horas da manhã de segunda-feira, 12 de Junho de 2017, e ambos chegaram a Fazenda Lagoa do Pimentel onde fica a Escola Família Agrícola do Sertão. E ao depararmos nos identificamos que desejavam conhecerem as Hortas comunitárias e todos os Setores .

Imediatamente foram indicados os guias e estudantes da Escola Agrícola do Sertão. Giliarde e Eligiane que pelo início da manhã de segunda-feira, 12 de Junho, pudemos conhecerem os Poços artesianos, as Hortas e hortaliças cobertas por telas pretas e os guias deram aulas sobre agrecológia: e vimos de perto Hortas irrigadas a base de gotejamento, regada manual, e por Pivôs.

Tem tanque que chama de Bioágua e dentro do mesmo contém areia, brita, pó de Serraria e filtra a água, depois essa água serve para irrigar o capim de corte. E vimos esterco com barro misturado e molhado depois é revirado por estudante da própria Instituição agrícola, foi informado pelos nossos guias, que segundo esse (a), as fezes de caprinos molhadas e secas pode diminuir-se a “química” daí servirá de adubo orgânico.

A irrigação em Pivô é feita a cada 02 dias, explicados por Giliarde e por Eligiane dentro da Roça, isto é, uma área pertencente a Escola Família Agrícola do Sertão, desde 1998, em 2017, tem ensino fundamental, Médio e Superior tendo o curso de Agrocológia.

As nossas visitas eram bem vindas: e estivemos juntos aos estudantes no café da manhã e logo após concluímos essas visitas e despedimos nos dos guias com cumprimentos e agradecimentos.

A Escola Agrícola do Sertão, funciona através de Projetos elaborados por Estudantes (as), que permanecem residindo 300 alunos durante 15 dias em Escola Agrícola, depois retornam os seus municípios para passarem as suas experiência obtidas em aulas teóricas e praticas, aos seus pais e as comunidades locais e distantes, enquanto outra turma de 300 chega a Escola Agrícola, como cuidar de suínos e de caprinos e de aviários com Galinhas e Frangos todos são para o consumo da Escola Agrícola do Sertão, sobre a direção de Nelson e dos monitores e a coordenação da Professora Sandra Nascimento e o Profº Gilmar Andrade do Povoado de Riacho da Onça de Monte Santo Bahia.

A renda da Escola é variável lá fabrica polpa de Ouricuri, extraindo óleo do Ouricuri e fazem outros tipos de rações para os animais e aves.

Encontra a Casa do “Licuri”, com Máquina para quebrar o Ouricuri e beneficiar, fazendo cocada, bolacha, óleo tudo são comercializado.

Entretanto construindo-se a história é escrevendo-a buscando a sua origem. Por isso em 20 de Agosto de 1991, no local da Escola Agrícola do Sertão, houve um conflito de Terra, e nesse foi executado o Tratorista Antonio e outros. Mais o fazendeiro Salvador, após o ocorrido deixou toda essa área hoje encontra a Escola e o fundo de pasto, a flora preservada pra os animais sobreviverem no Sertão.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 15/06/2017
Código do texto: T6028239
Classificação de conteúdo: seguro