MEUS 59 ANOS NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI

************************************************************

Depois de andar “Vinte Mil Léguas Submarinas” e dar a “Volta ao mundo em 40 dias” saindo das ”Espumas Flutuantes “ desembarco no “ Porto Calendário” na “Cidade que não dorme” atravesso o trapiche, encontro –me com “ Os Capitães da Areia” que me guiam pela “ Triste Bahia” e, através do Volta Seca, entro na” Vidas Secas” pego uma carona em ”O Quinze” chegando de vez em “ Os Sertões” e nesta pegada vou viajando como se estivesse “ Flutuando na Areia” e flutuando na areia chego no” Grande Sertão Veredas” depois passando pelas “ Lendas do Rio São Francisco” e na altura de Sítio do Mato, ao adentrar em um afluente do Velho Chico eu grito: “ Ave Corrente” ! e sigo o seu curso rio acima até chegar em Samavi e Plantar o “ Meu Pé de Laranja Lima” e depois de conversar com” O Menino do Engenho” passo sobre “ O Fogo Morto” e na " Claridade" para finalizar. Não encontrei com Quincas Berro d’Água e nem o Quincas Borba, mas encontrei uma legião de amigos que são os inúmeros personagens desta minha história, que já tem a duração de 59 anos. Não sei quando será o epílogo e nem o capítulo final. Pelos menos o prólogo e prefácio já estão exarados e os cinquenta e nove capítulos já escritos.

Hoje vivo nesta pauliceia desvairada onde o meu coração divide entre Sampa e Samavi e hoje recebo a visita esperada há cinquenta e nove anos! Só um acidente de percurso poderia cancelar a chegada deste visitante! Hoje me vejo aqui refletido sobre “ Os Moinhos de Ventos “ ou o que “ O Vento Levou” nesta minha Longa e sinuosa estrada. “ The Long and Winding Road” dizendo: “ Goodbye Yellou Bricks Roads” adeus estradas e tijolos amarelos, hoje o meu passado, como diria o poeta Novais Neto, está cada vez maior e o meu futuro cada vez menor e cada vez mais próximo do capítulo final.

Não existe coisa mais deliciosa do que receber os cumprimentos de aniversários das pessoas amigas e saber que não estou sozinho nesta caminhada longa. Outros também têm a sua longa história e os seus longos capítulos seus prólogos e seus prefácios. Mas ninguém tem a ideia de quando o seu epílogo e capítulo final chegará! Mas enquanto não chega todos nós continuaremos com os nossos capítulos até o nosso capítulo final. Mas enquanto o meu ainda não chegar, estou aqui no apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando os sessentas chegarem e eu desejo abraça-lo com os meus braços bem fortes para recepciona-lo com festa e alegria.

A título de curiosidade, de 1951 até hoje, a data do meu aniversário só três vezes caiu nesta quinta feira de Corpus Christi: 1995, 2006 e 2017; o próximo 15 de junho só cairá em 2028, eu não tenho a certeza se comemorarei o meu aniversário na data de Corpus Christi! Por isso hoje é uma data mais que especial, além de ser o meu aniversário, pela terceira vez neste 59 anos caiu em uma efeméride.

***********************************************************

MY WAY (MEU JEITO)

"E agora o fim está próximo

E portanto encaro o desafio final

Meu amigo, direi claramente

Irei expor o meu caso do qual estou certo

Eu tenho vivido uma vida completa

Viajei por cada e todas as rodovias

E mais, muito mais que isso

Eu o fiz do meu jeito

Arrependimentos, eu tive alguns

Mas aí, novamente, pouquíssimos para mencionar

Eu fiz o que eu devia ter feito

E passei por tudo consciente, sem exceção

Eu planejei cada caminho do mapa

Cada passo, cuidadosamente, no correr do atalho

E mais, muito mais que isso

Eu o fiz do meu jeito

Sim, em certos momentos, tenho certeza que Tu sabias

Que eu mordia mais do que eu podia mastigar

Todavia fora tudo apenas quando restavam dúvidas

Eu engolia e cuspia fora

Eu enfrentei a tudo e de pé firme continuei

E fiz tudo do meu jeito

Eu já amei, ri e chorei

Cometi minhas falhas, tive a minha parte nas derrotas

E agora conforme as lágrimas escorrem

Eu acho tudo tão divertido

E pensar que eu fiz tudo isto

E devo dizer, sem muita timidez

Ah não, ah não, não eu

Eu fiz tudo do meu jeito"