Não somos realmente livres

Você pensa que você é livre? O que lhe faz pensar assim? E o que é ser livre? Se você não tem as respostas, não se preocupe, porque estas são questões complexas e que nunca terão respostas prontas e definitivas, mas entenda que, neste mundo tão regido pelo dinheiro em que vivemos, não somos realmente livres. Aqui, uma pessoa só será livre se tiver seu próprio dinheiro, que se tornou o senhor deste mundo.

Se você não tem seu dinheiro, você vive em estado de apreensão, perguntando-se como pagará suas contas, se conseguirá ter uma vida digna. A verdade é que, com o dinheiro lançando as regras do jogo, a liberdade é uma ilusão. E, infelizmente, o valor de uma pessoa é determinado pelo fato dela ter seu próprio dinheiro. Uma pessoa que não trabalha é considerada inútil, uma encostada que não contribui para a sociedade, o que piora muito a situação emocional de alguém que não tem como prover o próprio sustento.

Triste constatação: dependemos do dinheiro para ter dignidade, liberdade e até para ser respeitados. No fim, nem importa se somos inteligentes ou boas pessoas, importa se trabalhamos e temos nosso próprio dinheiro.

Não trabalhar e não ter seu dinheiro adquiriu um status muito importante: quem consegue um emprego com bom salário é visto como vencedor e, quem não o tem, como fracassado. Cruel, não é? Sim, cruel mas real. O que rege nossas regras sociais são o dinheiro, sucesso e poder sustentar seu padrão de vida.

Eu sempre ouço que sou muito inteligente, que devo me orgulhar de ter tanto estudo, mas digo com sinceridade: se eu pudesse, neste exato momento, trocar meu diploma universitário por um emprego de um salário mínimo, eu trocaria.Daria até metade da minha inteligência para ter independência financeira. Sem emprego, sem seu próprio dinheiro, você não tem como levar sua vida adiante, progredir, realizar seus sonhos, enfim, você não é livre. Então, saiamos da ilusão de que somos livres. Dependemos do dinheiro para isso.