APENAS UM AGRADECE

Tem muitas coisas que não se compra nessa vida e que também não se pode pagar. Favor, por exemplo, é uma dívida para sempre. Se alguém ajuda outro na intenção de ser restituído pela mesma pessoa, isso é ledo engano.

No mundo político tem muito essa história de toma lá da cá. Nesse caso, talvez essa “ajuda”, não mereça de fato o nome de favor. Talvez possamos chamar de um empréstimo do qual a cobrança virá mais tarde.

Favor é uma coisa voluntária, que se faz de coração, sem cobranças. É uma gentiliza, uma delicadeza. O seu pagamento é a gratidão que nada mais é que um ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém lhe prestou um benefício. Agradecer um auxílio recebido é elegante e gratificante. Tem uma passagem bíblica (Lucas 17. 11-19) em que Cristo curou sete leprosos e só um voltou para agradecer. Agradecer um bem recebido é um gesto de humildade e de louvor.

Nada se espera em troca quando se faz um favor. Principalmente vindo da pessoa que foi servida. Mas o bem que usamos em prol do outro retornará a nós abundantemente, segundo a Lei de Carma.

Certas atitudes que faz parte das boas maneiras estão caindo no esquecimento nos tempos modernos. Aqueles que são privilegiados em trazer ainda hoje do berço, da família, da educação primária algumas palavras mágicas como, por exemplo: por favor, obrigada, desculpe e o espírito de gratidão, tem as portas abertas na sua trajetória. Ensinar esses hábitos educativos não é mais preocupação precípua da família e da escola, mas, eles fazem muita diferença nas pessoas que os utilizam.

Na verdade é comum o beneficiado esquecer o seu beneficiador. Entre dez pessoas uma tem o hábito de agradecer. Na verdade, quem faz, faz desinteressante, nada espera em troca. Mas com certeza receberá favores de terceiros. Quem planta, colhe. Quem recebe a gratidão já basta e a outros terá a oportunidade de servir.

Quem cobra favores nunca prestou favor. Lembre-se disso.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 14/06/2017
Código do texto: T6026892
Classificação de conteúdo: seguro