Pulsa, Repulsa, Expulsa...

Tenho um amigo de infância, desses que é amigo de verdade, mas não faz alarde, nem reclame e nunca alega o que fez pelos amigos. É bem de vida, brilhante na profisssão, diferente de mim formou-se e é um vitorioso na sua carreira, mas incapaz de demonstrar a mínima vaidade e continua o mesmo, tímido, simples, humildee gente finissima.

Esse cara no tempo da escola primária e curso ginasial (eu parei depois deste e ele continuou) sempre foi o melhor aluno em todas as matérias, inclsuive português, naofalode matemática porque nessa ele sempre soube mais que a professora e os professores. Era craque, continua craque.

Mas, pasmem, apesar de saber muita gramática e não cometer erros de português detestava fazer composição. Simplesmente não gostava. E oesia, então, não ligava. Na ginásio havia um jornal mural, os professores de português stimulavam os alunos a colocar nele suas redações. Certa vez o professor de português, isso no segundo ano ginasial inventou de mandar cada aluno tentar fazer um poema. Acho que 90% filou e conseguiu. Mas outros preferiram fazer a tarefa de verdade. Eu filei, confesso, até um verso de Bilac de um almanaque do Biotônico, o professor notou e deu zero. Mas esse amigo fez um poema bem miudinho, inclusive sem título. O professor gostou, elogiou e publicou no jornal mural, mesmo o autor protestando. A inveja foi geral, e devido a rima esquisita serviu até de mangação. Não manguei, eu fiquei foi com inveja. Sim,, invejei a capacidade do sujeito de consegir fazer um poema e até fostei do danado do verso. Gostei tanto que decorei e sempre que snos encontramos eu declamo o danado, o amigo ainda cora de vergonha. Vou transcrevê-lo e sei que ele vai ler eficar irritado: "Amando o coração pulsa/ Do desamor sente repulsa/ Podendo, ele a tristeza expulsa/ porque sem amor a alma fica convulsa". Um verso de pé quebrado, até meio forçado, mas verdadeiro. Veio da sua imaginação, é o sentimento dele, na ocasião um carinha com 15 anos de idade. Passaram algum tempo apelidando-o de Ulsa devido à rima, mas depois desistiram, era só inveja.

Sei não, tudo bem que esse sujeito era - e é - um craque nas chamadas ciências exatas, mas se tivesse tomado gosto pela poesia quem sabe, hermanas e hermanos, se não seria um grande poeta?

Ainda hoje fico com inveja desse poema e cm vergonha de ter filado e nao ter tentado escrever um poema, masmo ruim. O arrependimento dói, dói a vida toda. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/06/2017
Código do texto: T6026816
Classificação de conteúdo: seguro