Doutor Leonísio

Vou repetir uma latomia que, admito, já está ficando chata: não sei nadinha de Direito, apenas sou um cidadão curioso e, portanto, dentro das minhas limitações e vivência gosto de dar os meus pitaques que são garantidos pela liberdade de expressão enqanto o fascismo não se instala de vez.

Diante da exposição, badalação, vitrine e auê d justiça, ela se transformou em vedete, estrela, diva da midia, mais da metade dos noticiários são estreados por ela, em comecei a ficar cabreiro, achava - e acho - que a justiça não evia se amostrar tanto. Digo isso porque a justiça antes se preservava, não havia tanta opinião, entrevista, falatório, os juízes não falavam tanto pelos cotovêlos. Mas, reconheço, antes ajustiça mesmo sóbria grande parte dela era subserviente aos poderes públicos em todosos níveis, havia as raras exceções, claro.

Bom, eu conheci vários juizes, não privei da amizade, mas conheci. Mas juiz de verdade, juiz que era mesmo juiz, só coheci um: Doutor Leonísio Lopes, ewle era duro, justo, inflexível e, asmem, humilde. Era um juiz que se preservava, nao aceitava presentes, aí de quem lhe oferecesse um presente, não atenda pedidos, não frequentava clubes, associações, maçonaria, religiões, nada, vivia de casa para o Fórum. Quando dava audênca no cartório que ficava perto do banco de vez em quando eu me encontrava com ele e batia um papo, o banco nunca me chamou à atenção porque eu passava horas conversando com o juiz. Olha, nunca conversei com ele nada relacionado à justiça, processo, lei... Só conversava com ele cisas do sertão, ele era, salvo engano de Afogados da Ingazeira, ele gostava de relembrar fatos do sertão. Quando o tabelião se infiltrava tocando no assunto de um determinado processo, ele dizia: - Doutor, juiz só fala em justiça nos autos e se cinge(gravei essa apalavra) apenas ao fato a ser julgado e as provas, no momento certo, sem leng-lenga. Epriu.Era uma figura, foi um dos personagens mais interessantes que conheci.E conheci muita gente graúda, mas da integrdidade de Douor Leonísio conheci pouca gente.

Hoje a tarde me elmbrei dele. Fooi quando minha filha me disse que o STF havia negado por 3 x 2 o pedido de liberdade para a airmã de Aécio Neves. Vejam bem, acho que ninguém tem mais aversão a Aécio e asua patota do que eu. Acho que Aécio é realmente um ser repulsivo e que deve ser banido da política. Sei tamabém que sua irmã tem culpa. Mas sou um homem justo, não sei pensar uma coisa e dizer outra. O STF devera ter concedido a liberdade a Andrea Neves. Por queê? Porque a prisão preventiva estava esgotada e ela fra acsada unicamente de corrupção, se não pode mais contiuar na ação, se o processo está tramitadpo normalmente,ela pode responder em liberdade ate o julgamento final. Era um direito dela. Alei nao pode ser modificado ao bel przer dos juízes.

A filha me mostrou o resumo do voto do relator, o Marco Aurélio (o melhor deles, seria ainda melhor se falasse menos):

"A requerente foi denunciada por crime único, a corrupção. Há que levar em conta a vida pregressa, a primariedade e os bons antecedentes".Perfeito. O ministro, para usar o termo de doutorLeonísio, se cingiu à lei. Ele foi seguido por um ex-tucano (amigo dos pajés do PSDB) o Morais.

Mas três ministros votaram contra a concssão da liberdade e seus votos foram explicados no resuno do voto do ministro Barroso:

"Os diálogos transcritos demonstrarm que Andréa pediu dois milhões de reais e ouviu do empresário que aquela operação daria errado caso não mascarassem o recebimento do dinheiro, como fizeram em 2014, tudo a demonstrar a habitualidade com que a requerente atuava... Depois do menslão, em plena Operação Lava Jato, o modus operandi continuava, como se o risco de serem descobertos inexistisse". Exato, só que não era isso que stavam julgando, mas um pedido de liberdade baseado na ação que prendeu. A acusação única de corrupção.

Se há alguém que é anti-aécio total sou eu, mas não sei pensar uma coisa e dizer outra. Alei nao pod ser usada de acordo com a zoada do momento, opinião pública, mídia, prssão das ruas, nem se houvesse tanques em volta do STF. Na verdade não há mais juízes como o doutor Leonísio. Podem rir, mas estou falando sério. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/06/2017
Código do texto: T6026578
Classificação de conteúdo: seguro