SAN PIEDRO * – PARA OS POLÍTICOS BRASILEIROS!
Quando você pensa que viu de tudo nessa vida, humildemente, se tiver um pouco dela, que muita coisa ainda está para surgir e muita coisa acontece no mundo sem que se tenha notícia, corroborando aquilo, que provavelmente William Shakespeare disse: “há muito mais mistério entre o céu e a Terra que pode supor a nossa vã Filosofia!”
Não necessariamente no campo da teoria ou da filosofia, mas, de conhecimentos de uma forma geral, descobrimos coisas terríveis e nesse mundo, raramente, boas. Geralmente descobertas muito más. Muito cruéis, quase inverossímil, só que reais (para não dizer, só que não!)
A miséria que alguns povos padecem pelo mundo afora, é terrível. Irracional mesmo, fazendo com que a Terra seja realmente, a semelhança de um “planeta prisão”, onde uma grande maioria padece a suprema injustiça e uma pequena parcela desfruta de tudo!
Há alguns meses, talvez anos atrás assisti um documentário sobre uma terrível prisão que existe lá na Sibéria, em Moscou, a qual, pela disciplina, inflexibilidade, faria qualquer um “tremer nas bases”.
Começando pela temperatura que pode chegar a incríveis – 40 o negativos.
Depois, o sistema de locomoção dos prisioneiros, os quais, devem caminhar: algemados, com as mãos para trás, cabeça abaixada , quase na altura dos joelhos e todos, destinados a penas de mais de 50 anos de verdade.
Do lado de fora, imensos cachorros vorazes, denominados “Mastin Tibetano”, os quais, tem o poder de estraçalhar um ser humano em “poucas bocadas!”
Em suma: não existe fuga, nunca houve!
As prisões brasileiras, sem chegar a tal exagero, sob outros aspectos, nem animais deveriam ficar, contudo, perto daquilo, da prisão denominada “Golfinho Negro”, seriam, verdadeiro paraíso de férias...
Mas, pesquisando, detectei algo quase que inacreditável, se não tivesse lido algumas linhas e visto algumas imagens.
Trata-se de uma prisão, onde deveria ser colocados a grande maioria dos políticos brasileiros, dado a “liberdade”, que lá se goza...
Não tem guardas, não tem disciplina do Estado, controle, regras, etc., os presos fazem as suas próprias leis. Não tem câmeras, não tem grades, somente na entrada do presídio... mas, que espécie de prisão é essa? De um país de primeiro mundo? De uma Nação evoluída?
Não! Não, mais uma vez não!
Trata-se de longe, de uma das “piores” prisões sobre a face da Terra.
Localizada na capital boliviana de La Paz, a prisão “San Piedro”, é o pesadelo de qualquer detento, o terror de qualquer prisioneiro!
Houve uma cisão radical no ano de 2002, devido ao fato do governo não ter mais condições de “bancar” as despesas do presídio, resolveu, deixar os detentos, largados a própria sorte e imediatamente, logo surgiram a liderança independente, nos locais, para não deixar a coisa degringolar de vez, mas, totalmente alheia e distante dos padrões de moral e educação que se conhece até então!
Lá, é liberado (sob controle) a venda de drogas, o uso delas, a prostituição, o homossexualismo, os estupros, etc. Porque os responsáveis pelo poder paralelo são criminosos e como não se poderia esperar muito dessa espécie de gente, eles apenas impõe suas regras e disciplinas, mas, os presos tem que se virar, arranjar dinheiro para distribuir com os chefes!
Crianças circulam pelo local!
Algumas mulheres acompanham seus maridos e o que aqui até poderia ser o sonho de todo presidiário, tanto da parte da mulher quanto da parte do homem, lá eles não tem escolha. Ou as mulheres com um ou outro filho, se estabelece vivendo em condições sub-humanas ou morrem pelas ruas de La Paz e adjacências, pois lá não existe serviço social, assistência médica ou auxílio desemprego. Somente assim, para entender como os nossos “vizinhos”, quando aqui residem, ficam tão felizes por poderem pelo menos ter o dinheiro para comer e para beber, é um paraíso para eles, salvo, nossas grandes dificuldades!
Lá, naquela prisão, sem medo de errar, eu poderia dizer: “lugar, onde o filho chora e a mãe não vê!”
O Estado, o Poder Público, a Polícia, a Assistência Social, etc., é ruim, execrável para algumas pessoas, mas, conhece aquele outro dito popular: “ruim com eles, pior sem eles?!” Pode acreditar, vendo aquilo, é possível compreender essa nuança!
Por não haver a influência do Estado, vez ou outra alguém desaparece repentinamente, sem haver qualquer investigação policial, judicial etc., para quem gosta de “Anarquia”, ali dá para se ter ideia de como as coisas funcionam, ou melhor como as coisas que funcionam pessimamente, deixa de existir e o que acontece posteriormente a isso: o caos, a verdadeira miséria social, a violência sem punição contra a mulher e contra a criança... um purgatório, um inferno!
Observando a depressão que caiu o ex-juiz “Lalau” por cumprir sua “terrível” pena numa mansão... isso é uma verdadeira piada em vista de algumas situações que ocorre por esse mundão!
É impossível ler, ver o que se passa num local como aquele e não se voltar sobre a nossa própria situação no tempo e no espaço. Porque desde o lixo tóxico, jogado nos recônditos dos oceanos até essa condição de segregação e flagelo humano que padecem essas pessoas, todos tem uma parcela de culpa!
Em suma, o egoísmo explica todo o resto e o dinheiro desviados dos cofres públicos do povo brasileiro, indiretamente contribui para que a pobreza e a depravação se espalhe por aí.
------------------------------------
* LOCALIZADA EM LA PAZ- NA BOLÍVIA - É CONSIDERADA UMA DAS PIORES PRISÕES DO MUNDO, DADA SUA PRECARIEDADE, MISÉRIA, ENTREGUE A PRÓPRIA SORTE PELO GOVERNO BOLIVIANO, NÃO EXISTE GUARDAS, NA PARTE INTERNA, MAS, NEM POR ISSO, OS PRISIONEIROS VIVEM "NUMA BOA", PORQUE TEM QUE PAGAR IMPOSTOS AOS CHEFÕES DO TRÁFICO QUE COMANDAM A TAL PRISÃO.