R e c a l q u e z i m

Há quem diga que a inveja é a ferrugem da alma. Também dizem que o recalque é a inveja subdesenvolvida, pobre, mixuruca, praticada, pasmem, por gennte inferior, como se houvesse gente superior.

Quase ninguém admite ser invejoso. É difícil alguém dizer em público: - Sou invejoso! Mesmo estando escrito na testa com ferrete essa condição do sujeito. Uma tatuagem eterna, parodiando o saudoso Magri, intirável. Quanto ao recalque ele é visível nos menores gestos das pessoas, sempre dão bandeira e lembram uma derrota, uma vergonha, um vexame...

Que fique claro que no fundo, no fundo mesmo, todos os seres humanos possuem sua porção inveja e o seu recalque. Uns mais e outros menos. Mas ninguém está isento. Por que negar? Faz mal, piora, porque quem mais sofre com o ocultamento da inveja e do recalque é o próprio invejoso e recalcado. Quase todo mundo. Vamos deixar de botar pansos quentes.

Pessoalmente sou invejoso, tudo bem, admito que do tipo positivo, embora em algum tempo nao tenha sido tão positivo assim, invejo quem sabe cantar, quem sabe tocar, quem sabe esculpir, pintar, quem é bom em matemática, quem é poeta e quem escreve bem. Não, não invejo,graças a Deus, a fama, invejo a arte, o fazer a arte. Asatisfação pessoal que teria fazendo bem aquilo que não sem fazer, tão ligados? Recalque?Não posso dizer que seja um reclcado crônico, embora mtivo nao faltasse. Mas, confesso, ainda possuo um "recalquezim" (escrito assim como falamos por aqui), são as penosas recordações das injustiças sofridas, aquilo que você era merecedor e nao e não ganhou, os prêmios que você merecia e outros receberam, aquele elogio não recebido, aquela menção a você que foi omitita e dirigida a outro, a promoção nao conseguida, o reconhecimento não expolicitado, aquela... (calá-te boca). Esse recalquezim sempre volta a incomodar, sempre pinta no meu pedaço, chateia, relembra, dói. Mas passa.

Sim, tiro de letra a inveja e o recalquezim, mas reconheço que sinto os dis, sou vítima dos dois, afinal não sou santo. Nem eu e nem ninguem aqui na terra. Santo na terra só se for santinho do pau ôco. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/06/2017
Código do texto: T6026192
Classificação de conteúdo: seguro