Essas mudanças são doloridas!

As mudanças das fases da vida é um processo difícil. Penso que este processo a grosso modo se torna traiçoeiro, doloroso e que nos proporçiona muita angustia e dúvidas.

Não se pode negar que ao crescer algumas coisas que antes não poderia realizar agora se torna legítimo como viajar sozinho em lugares que antes não podíamos, ter um acompanhante responsável, enfim agora a responsabilidade é sua. Querendo ou não temos aceitar tudo isto, é processo natural que faz parte da vida e todo aquele blá blá que todos já conhecem. Podemos notar que todo processo transitório para se tornar adulto não é nada fácil. Nessa passagem se tem que abandonar velhos hábitos, afinal assumiste e é responsável pelos seus atos. Que precisa estudar, e que esse aprendizado vai servir pra vida toda. Vê que não basta entrar só faculdade, e que depois vai entrar numa fila do mercado trabalho buscando se manter vivo. Também entende que nem sempre pode recorrer aos pais, na maior parte das coisas tem que se virar sozinho. Amadurecer é doloroso. É se despedir de uma parte de si mesmo e entrar num processo que, muitas vezes, precisa de uma ajuda firme e um empurrãozinho pra ti fazer ir em frente e não olhar muito pra trás. No meio do caminho, muitas dificuldades acontecem. Afinal, a vida é uma eterna luta. Uma luta contra si mesmo.

No final das coisas, talvez o excesso de preocupação venha muito da nossa cobrança pra dar conta de tudo – coisa que não conseguimos fazer. Os tempos são diferentes. Manter uma casa hoje em dia é bem mais difícil. E faz parte aceitar que a gente muda e quer abraçar a mudança e essa nova pessoa dentro de nós mesmos, que muitas vezes pode nos trazer coisas bacanas, sim!

Não tem problema em achar esse processo complexo – porque ele é assim mesmo e dói no coração. Não tem problema em ainda precisar de ajuda, porque a gente leva um tempo até se acostumar com isso. Também não tem problema nenhum em ficar com os pais e morar com eles por um tempo, aceitando que tem que estar bem preparado pra fazer a mudança bombástica que é se mudar e aguentar o tranco por si mesmo. A gente tem uma mania de achar que vai ser tudo maravilhoso e que não vai ser difícil… Mas é complicado dar adeus a muitas coisas e amadurecer. Isso não significa que não vamos conseguir. Muito pelo contrário: talvez venha a ser ainda mais natural do que a gente imagina.

Mas que é chato, céus: disso não há dúvidas!

Jova
Enviado por Jova em 12/06/2017
Código do texto: T6025387
Classificação de conteúdo: seguro