Quem é Deus?
- Conta-me vovô, as histórias a respeito da criação do mundo, e como Deus as formou?
Perguntou o garoto curioso.
- Sim Giovani, mas é claro que o vovô conta, sente-se ai, é uma história longa. Queres mesmo saber?
- Mais é claro vovô.
- Vamos então voltarmos ao tempo, no principio de tudo. No principio não havia nada, nem terra, nem céu, nem mar. Tudo era vazio, de repente Deus criou primeiro o céu, depois criou a terra e tudo o que nela existe.
- Como assim vovô, eu não entendi uma coisa, se não existia nada, se tudo era vazio, onde estava Deus? Quem é Deus?
- Muito boa pergunta jovem Giovani, muito boa pergunta. Vejamos como vou lhe responder.
O senhor colocou as mãos sobre aos cabelos brancos, ficou em silêncio por alguns minutos, seu neto, uma criança esperta que sempre tinha uma pergunta pronta a fazer, ela estava sentada ao seu lado no banco da praça principal da cidade de Sorocaba, bem de frente da catedral. Era uma calorosa tarde de sexta-feira.
- Giovani - disse o senhor - Em primeiro lugar, saiba que Deus é único, ele esta acima de todos nós, acima do céu azul que você enxerga acimas das estrelas que você vê a noite, ele está muito acima de tudo, por isso ele é Deus, não existe ninguém mais poderoso e maior e mais forte que ele.
- Mesmo vovô, mas onde está Deus que eu não o vejo.
- Deus está em seu coração meu filho, em seu coração.
- Como assim vovô, o senhor acabou de me dizer que ele é maior do que tudo, como ele vai caber dentro do meu coração?
O senhor parou por uns minutos, colocou a mão sobre o rosto, sorriu para o seu neto, ele não havia percebido que outras pessoas estavam atentas ao seu dialogo com a criança, a pergunta era simples, mas ao mesmo tempo de uma complexidade enorme, assim como eu, muitos teorizaram uma explicação mirabolante e enorme com inúmeros exemplos, na tentativa de talvez convencer a si mesmo que seria a resposta correta. Mas como responder a uma criança sem confundi-la ainda mais. Às vezes buscamos respostas complexas para perguntas simples e perguntas simples a respostas complexas. Aquele senhor respondeu de modo tão amável, tão seguro, com um inexplicável brilho no olhar que jamais esquecerei. Ele disse o seguinte:
- É por isso que Deus é Deus Giovani, e não há outro como ele. Deus é o único ser no universo inteiro que ao mesmo tempo consegue ser grande demais para não caber no próprio céu, e pequeno o suficiente para morar ai dentro do seu coraçãozinho, por isso ele é Deus. Ele faz o que é impossível de se explicar.
O neto sorriu apenas, fez um ar de compreensão, não sei se ele entendeu, mas certamente que, os espectadores de ouvidos atentos que ali estavam compreenderam a resposta daquela pergunta. As horas já eram avançadas e a noite começava abraçar o fim de tarde. O senhor foi embora com seu neto, nunca mais os vi, mas a resposta àquela pergunta eu nunca mais vou esquecer.