CORRIOLA, PANELINHA E PREPOTÊNCIA
Por Olavo Nascimento (10/06/2017)
=========================


Ontem, em 09/06/2017, tivemos mais uma prova de que o país não terá jeito enquanto existir as corriolas, as panelinhas e a prepotência de gente que pensa que está com o rei na barriga. E faço questão de registrar e destacar a data integralmente, para que não esqueçamos do dia em que o Brasil tinha tudo para colocar ordem na casa e mostrar que o crime não compensa. Mas isso não aconteceu para frustração de todos nós.

O povo brasileiro nutria esperanças de que a justiça fosse feita, mas o órgão eleitoral supremo com alguns componentes comprometidos com a mentira, com a vergonha e outras coisas mais, deram carta branca para a continuação das falcatruas e da impunidade. Tudo por conta das corriolas e das panelinhas lideradas por um ministro prepotente que pensa ser o dono da verdade. Os termos usados parecem duros e inadequados para gente metido a importante, mas não os são se considerarmos que eles não são tão importantes assim. Veremos então:

CORRIOLA - Significa bando, corja e súcia. Ou seja: grupo de indivíduos grosseiros, vis, de má índole e canalhas. E somente canalhas de má índole puderam desconsiderar as verdades implícitas e documentais contra a chapa DILMA/TEMER, como eles decidiram.


PANELINHA - Significa conspiração, conluio ou um grupo bem fechado e restrito de pessoas que agem em interesses comuns. Isso fica claro quando se vê as constantes sintonias entre os três poderes da república, principalmente com relação a certos órgãos da justiça que geralmente livram a cara de elementos perniciosos do Executivo e do Legislativo, de penas que deveriam ser aplicadas por seus crimes. Ressalte-se aqui que, felizmente, a maioria de seus integrantes não rezam por essa cartilha, mas a minoria não deixa de causar seus males por onde passam.

PREPOTÊNCIA - É um sentimento falso de superioridade ou de auto afirmação de quem se acha melhor do que os outros. E essa atitude foi a que mais me revoltou no final do julgamento no Supremo Tribunal Eleitoral sobre a cassação ou não da chapa corrupta e covarde de Dilma/Temer. Além de votar contra a cassação da chapa comprovadamente acusada de abuso econômico e outras mazelas, fomos obrigados a assistir do carrancudo presidente do tribunal uma aula de mau humor e lição de moral que ele tenta passar sem convencer.


Agora eu pergunto: até quando nós brasileiros, trabalhadores que suam a camisa para se sustentar e manter suas famílias, irão aguentar tanta pouca-vergonha e descaramento. O povo tem que reagir e quando menciono "trabalhadores", lembro-me de recente questionamento de um excelente e jovem autor do Recanto das Letras, sobre meus comentários em uma de suas crônicas, quando eu disse que "está faltando general macho nesse país para colocar ordem na casa". Vamos então a alguns tópicos desses questionamentos, sem tirar os méritos dele e reconhecer que todos têm o direito e liberdade para expressar suas opiniões:

DISSE ELE PRA MIM EM 05/06/2017:
Li agora seu comentário no meu artigo intitulado A Greve. Eu entendi o que quis dizer com intervenção militar como ocorreu em 1964, e levo em consideração que não é a favor da volta da ditadura. Mas devo lembrar-lhe que os militares de hoje são reflexos dos militares de ontem. Foram doutrinados a eliminar todos aqueles que representem uma ameaça à propriedade burguesa e é claro ao Estado liberal-burguês. Então, uma intervenção militar seria automaticamente seguida por mais vinte anos de ausência de direitos, perseguição a opositores, censura e repressão. Porque como disse Geraldo Vandré em sua música: "Há soldados armados, amados ou não, quase todos perdidos de armas na mão, nos quartéis que lhes ensinam uma antiga lição de morrer pela pátria e viver sem razão". Eu sou contra uma intervenção militar, se alguém tiver que tomar o poder, que sejam os trabalhadores.
-
---------------------------------------------------------

MINHA RESPOSTA LOGO A SEGUIR:

Caríssimo jovem autor,
Como foi dito em meu comentário à sua "Greve", não sou mesmo aficionado ao militarismo nem a favor da ditadura. Mesmo porque, em 1968, sofri com as chibatas do regime (veja o meu conto "ANGÚSTIAS DE UM INOCENTE" publicado no Recanto sobre o assunto) e não será agora que vou mudar de lado. O que acontece meu caro, é que eu não vejo outra alternativa para botar essa cambada pra fora. Infelizmente, convenhamos, você fala de trabalhadores, quando a maior referência trabalhista de todos os tempos nesse país, o nosso famigerado Lula, cometeu os crimes que estamos vendo. O sujeito armou uma máfia no Brasil e vinha chefiando a quadrilha desde o seu primeiro mandato. Os seus capangas estão por aí, condenados, denunciados ou investigados, mas a impunidade protege todos eles por conta das panelinhas que enchem seus bolsos de dinheiro sujo.
Dê uma olhada em algumas crônicas minhas publicadas no Recanto das Letras para você vê como a minha revolta é muito grande. Como brasileiro honesto e trabalhador como nós, não devemos concordar com o descalabro de políticos que colocou o país nessa situação. Gosto de dizer meu caro, que político é sinônimo de bandido e que todos são farinhas do mesmo saco, independente de que partido for. Repito:
NÃO SOU A FAVOR, NEM QUERO A DITADURA DE VOLTA. Apenas a favor de começar tudo de novo.
Você quando fala em direitos meu prezado, lembro da nossa constituição que diz em seu "slogan" máximo que
"TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI". Pura balela, porque o ladrão de galinhas não tem direito ao foro privilegiado. A nossa constituição está cheia de vícios e artimanhas meu caro, porque ela foi promulgada pelo Poder Legislativo, que é a casa dos políticos que legislam em causa própria. Ou seja: porquê eles vão deixar o caminho aberto para condenações, se podem impedi-las com artigos por baixo dos panos? Também acho que os trabalhadores deveriam unir forças para tomar conta do país, mas escolher quem para sentar na cadeira? Pense nisso e veja se sobra alguém.
Você é um jovem de valor, filho de poetisa que tanto admiro por sua obra e estou bastante feliz por levar esse papo com você. Nossos pensamentos não divergiram, apenas causaram opiniões controversas e mal entendidas. A minha visão sobre o tema é igual a sua, mas com algumas diferenças no modo de olhar. Os caminhos para se chegar ao objetivo comum são outros, mas a finalidade é a mesma.
----------------------------------------------------------


Fiz questão de copiar esses argumentos, para mostrar como nossas opiniões são divergentes de outros, mesmo com o mesmo foco e objetivo. E após a infeliz decisão de ontem do STE, a minha posição de "general macho" mostrada nesse bate-papo com o jovem autor, ficou ainda mais fortalecida por não ver, infelizmente, outra saída. A não ser que nos chegue alguém supra-sumo e com poderes divinos para nos salvar. Mas esse único alguém iluminado, poderoso e onipotente não vai querer meter a mão nessa cumbuca. O jeito é pedir pra Ele que não nos abandone e nos dê discernimentos para que a nossa mente consiga sobrepujar o bem contra o mal. E se o bem sempre ganha do mal como dizem, a esperança continua. Portanto a vida continua e deve continuar com a nossa luta por melhores dias focando num futuro mais auspicioso. QUE SEJA COM MILITAR OU NÃO, MAS QUE SEJA.

=====================================================
Abraços.
=====================================================


Interações (meus agradecimentos):








 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 12/06/2017
Código do texto: T6024916
Classificação de conteúdo: seguro