DUNS SCOTUS* 17h27min.

As temperaturas na Região Sul, após dias de intensas chuvas, as temperaturas caíram “assustadoramente”, já a dois graus; um simples banho chuveiro exige “coragem”, mas colocando na temperatura quente, se torna até agradável, pois a água é “condutora” de energias benéficas, que nos revigora e faz bem a saúde...

Novamente tivemos oportunidade de assistir na TV Rede Vida o Cine Luz; o filme muito bem feito era sobre este personagem que não viveu muito, mas tão somente 43 anos...

Teve o privilégio de viver a passagem de um novo século, a entrada do século XIV; alma de muita lucidez para época, pois a Igreja Católica se tornara um poder aliada ao Estado, com “verdades” absolutas e inquestionáveis... Este padre franciscano, teólogo, filósofa, professor e autor de vários livros, com destaque as obras: Obra de Oxford, Questões de Metafísica e Do Primeiro Princípio...

Num célebre debate, com outras correntes mantedoras do poder da Igreja, conseguiu dar um destaque a figura Messiânica de Maria, excelsa mãe de Jesus, por que não dizer dar a ela a santidade, em seguimentos da igreja colocavam em dúvidas em polêmicas infindáveis. Nesta ocasião suas idéias avançadas ganharam destaque e saiu vencedor, foi no final de suas colocações aplaudido com palmas por todos os presentes...

Viveu muitos anos em Paris, na condição de professor da Universidade. “Para Scotus; as verdades da fé não poderiam ser compreendidas pela razão. A filosofia, assim, deveria ser uma serva da teologia, como vinha ocorrendo ao longo de toda Idade Média e adquirir autonomia.”

A historia da humanidade, sempre foi assim, mentes mais “avançadas” com maiores experiências evolutivas, realizadas em múltiplas vidas, pois, com certeza, o Supremo Criador, não cria seres “privilegiados”, se assim o fosse, onde estaria Sua Magnânima Justiça?...

Voltando ao seu pensamento: “as verdades da fé não poderia ser compreendidas pela razão.” Quando o ser humano deixa se elevar pelo “intelecto”, deixando a Fé em segundo plano, pode ocasionar “danos” em sua própria vida...

Foi um grande líder da Ordem Franciscana, porém, a Igreja Católica demorou muitos séculos para reconhecer os méritos; somente em 20 de março de 1993, foi beatificado durante o pontificado de Papa João Paulo II, ou seja, 685 após a sua morte...

*Titulo do filme que assistimos.

Nascimento CA. 1266 Reino da Escócia

Morte Colônia - Alemanha.

Não contrariando a “regra”, quase sempre almas de mais Luz, não vivem muito nesta dimensão... 18h16min. Uma boa semana, aos nossos leitores (as) um abraço amigo do Saul

*Nomes e data compilados da Wikipédia.

Curitiba, 11 de junho de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

http://www.recantodasletras.com./autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 11/06/2017
Código do texto: T6024637
Classificação de conteúdo: seguro