Exemplo de Hargreaves foi esquecido

Costumam as pessoas esquecerem da história recente do país. Como é raro alguém lembrar de um gesto de digndade! Tem mais: quando raramente cita-se um beau geste do passado no mundo político muita gente estranha, pensa qe é brincadeira, gozação ou piada.

Não, nem sempre os ministérios e altos cargos eram ocupadas por gente atolada até o ogó em escândalos, inquéritos e malfeitos. Nunca houve um caso como o de hoje: pelo menos oito ou nove minstros estão citados em escândalos e investigados, o presidente tornado inelegível por oito anos por um tribunal de samba, citado em escândalos e se arrastando no lamaçal da JBS. Vou além, os ministros das altas cortes eram figuras sobrias e extremamente imparciais tipo Adauto Lúcio Cardoso, era impossível um Gilmar Mendes. Eram ministros que se rebelevam até contra a ditadura.

Não vou lembrar um caso de dignidade muito antigo. Mas o caso do ministro Henrique Hargreaves. Era o chefe da casa civil do presidente Itamar Franco, qando fpi citado numa investigação em Minas, algo simples e corriqueiro. Mas ele, imediatamente, na hora que nem caldo de cana, afastou-se do ministério para não prejudicar a imagem do governo. Era um homem de caráter, capz de u beau geste, diferente por exemplo do Angorá, Padilhae os demais qe estão sub judice, inclusive opróprio Temer. Foi responder ao processo, provou que era inocente, de posse da absolvição voltou ao ministério, limpo, íntegro, inteiro.

Quantos hoje seriam capazes de um gesto desses? Escondem esse fato, não falou nesse fato, esquecem esse fato. Principalmente a midia sem-vergonha. Por que não lembrar o beau geste de Hargreaves? Lembrar também a seriedade de Itamar Franco.

Hoje não há definitivamente belos gestos, acham que é coisa de otário, louco ou mané. Não há mais um Hargreaves ou um Adauto Lúcio Cardoso, nem um Itamar. Infelizmente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/06/2017
Código do texto: T6024162
Classificação de conteúdo: seguro