Gafe Carcará

Tenho o hábito de só ler s jornas de Pernambuco à noite. É que neles nao há nada de novo, só cópia doque já foi noticiado à noite pela tevê. E copiam quase tudo dos jornais do sul. Mais: ecitam de fazer qualquer critica ao governo, à justiça, ao empresariado, às prefeituras... Então tanto faz ler bem decidinho como à noite.

Bom, o JC (Jorna do Comércio), or exemplo, transcreve várias colunas do dos jornais do sul. Algumas sem nenhuma necessidade. Uma delas sé a do jornalista Ancelmo Góis, esta é mais ou menos, tem algumas notícias informativas e curiosas, embora sem nenhuma vinculação com o Nordeste. Hoje ele deu um exemplo completo desse desconhecimento. Cometeu uma gafe carcará aquela que pega mata e come a qualidade jornalistica. Seguinte ele colocou uma nota intitulada "Lá no sertão", ilustrada por uma foto de Zeca Pagodinho e Gilberto Gil dentro de um carro. Eis o teor da notinha: "Zeca Pagodinho e Gilberto Gil gravaram 'CARCARÁ' de CHICO BUARQUE, quinta passada. É para o especial do HBO. Antes de entrarem em estúdio ensaiaram no carro, veja ana foto. Viva"!.

Fiquei perplexo porque quem compôs essa musica não foi o Chico, mas João do Vale e José Cândido. Chico, o maior compositor do Brasil em toos os tempos. na área do baião só fez "Baioque", fez "Tipo Baião" que tem algumas coisa do ritmo, mas nao chega a ser baião, além de Modinha conter tamabém alusões à fogueira e balões. Ancelmo não podia se confundir, sabem por quê? Porque é um veterano, ele sabe tuudo sobe o Show Opinião, um marco da cultura de resistência da MPB, esse espetáculo tnha duas músicas carro chefe: Opinião, de Zé Kéti e Carcará de João do Vale (inclusive ele participava do show), quem cantava Carcaráera Nara Leão, depois Maria Bethânia. Cacará é anterior às músicas do Chico, creio. Carcara é uma espécie de hino do nosso Nordeste. Uma musica tão arretada que poderia mesmo ter sido composta pelo Chico, mas não foi. Ancelmo cometeu uma gafe.

No mais, nada como relembrar Carcará, um exemplo para a esquerda bundona. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/06/2017
Código do texto: T6023987
Classificação de conteúdo: seguro