A CRÔNICA DO ESTUDANTE NOTURNO ("Mudar algo por fora esconde o entulho do desmoronamento que há por dentro."— Douglas Rodrigues da Silva).

Era quase meia-noite quando me sentei à mesa da cozinha, o caderno de anotações aberto à minha frente. As palavras pareciam dançar diante dos meus olhos, uma valsa de letras e números que zombava da minha exaustão. Ergui o olhar para o relógio na parede - passava das 23h. Suspirei profundamente, lembrando-me de como havia chegado àquela situação.

Tudo começou quando decidi abandonar os estudos regulares pela manhã ou à tarde. A "farra do boi", como costumavam dizer, havia me seduzido com suas promessas de liberdade e descompromisso. Afinal, pensei, seria mais vantajoso esperar até atingir a idade mínima requerida e, então, retornar à escola noturna para concluir o Ensino Médio rapidamente. Um tropeço, como dizia Thomas Fuller, poderia evitar uma queda maior.

Ah, como fui ingênuo! Não demorou muito para que eu percebesse o quão árduo era conciliar os estudos com o trabalho. As noites se arrastavam intermináveis, enquanto eu lutava para manter os olhos abertos diante de equações e textos infindáveis. Meus colegas de turma, uma coletânea de almas cansadas e sonhadoras, compartilhavam do mesmo fardo.

Lembro-me de um deles, José, um rapaz cuja paixão pela mecânica o impulsionava adiante. Ele me confidenciou certa vez: "É melhor pingar que faltar, meu amigo. Cada gota de suor hoje é uma gota de liberdade amanhã." Suas palavras ecoavam em minha mente, uma lembrança constante de que o sacrifício presente traria recompensas futuras.

No entanto, não pude deixar de questionar o sistema que nos colocava nessa situação. Educação de Jovens e Adultos (EJA) até mesmo os Simulados ofereciam atalhos tentadores, mas eu não pude evitar de perguntar: será que esses esquemas realmente nos preparavam para a vida? Ou seriam apenas bandeiras brancas erguidas por uma sociedade que negligenciava sua própria juventude?

À medida que os meses passavam, comecei a perceber as rachaduras no sistema educacional. Políticopedagogos, embora bem-intencionados, careciam do conhecimento técnico necessário para guiar nossas vidas acadêmicas. E aqueles que deveriam zelar pelo nosso bem-estar muitas vezes pareciam mais preocupados em "tapar buracos" do que construir um futuro sólido.

Foi então que as palavras de François Rabelais ressoaram em minha mente: "Ciência sem consciência não passa de ruína da alma." E José Octávio Alves Ferreira Fantinato, com sua sabedoria crua, acrescentou: "Inversão de valores antes. Valorização do invalorizável agora. Involução em breve."

Enquanto folheava as páginas gastas do meu caderno, percebi que essa jornada não era apenas um desafio acadêmico, mas uma luta por valorização e respeito. Nós, os estudantes noturnos, éramos os guerreiros silenciosos, lutando contra a maré da negligência e da incompetência.

E, no final das contas, talvez essa fosse a maior lição de todas: a educação não é apenas um meio de adquirir conhecimento, mas também um campo de batalha onde travamos a luta por um futuro melhor. Como disse Junior Santos, "O declínio moral de uma pessoa, nada mais é do que a imagem concreta de suas más condutas." Era hora de elevar nossos padrões e exigir mais de nós mesmos e daqueles que deveriam nos guiar.

Fechei o caderno, determinado a continuar lutando. Porque, no final, cada gota de suor, cada noite mal dormida, era um passo em direção à liberdade verdadeira – a liberdade de sermos valorizados, respeitados e ouvidos. E essa batalha, meus amigos, era uma que valia a pena lutar.

ALINHAMENTO CONSTRUTIVO

1. O autor do texto narra sua experiência como estudante noturno. Quais desafios ele enfrenta ao conciliar estudos e trabalho?

2. O texto menciona a "farra do boi" como um atrativo que o levou a abandonar os estudos regulares. Que críticas o autor faz a essa cultura e quais consequências ele observa em si mesmo e em seus colegas?

3. O autor cita a frase de José: "É melhor pingar que faltar, meu amigo. Cada gota de suor hoje é uma gota de liberdade amanhã." Que reflexões essa frase provoca sobre o papel do esforço individual na busca por um futuro melhor?

4. O autor questiona a eficácia de atalhos como a EJA e simulados. Quais críticas ele faz ao sistema educacional e que alternativas ele sugere para uma educação de qualidade?

5. O autor cita autores como Rabelais e Fantinato para embasar suas reflexões. Como essas citações contribuem para a construção da argumentação do texto sobre a importância da educação e da luta por um futuro melhor?